No Pomar das Romãs: Cordovero, a Kabbaláh e a Mística Judaica no Pardês Rimonim
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2025.238567Palavras-chave:
Cabalá., Mística Judaica, Moisés CordoveroResumo
A tradução do Pardês Rimonim, de Moisés Cordovero, é um marco para os estudos de Cabalá em língua portuguesa. Essa obra, originalmente escrita no século XVI, é um dos tratados mais abrangentes e sistemáticos sobre a mística judaica, explorando conceitos centrais da Cabalá como as Sefirot, Ein Sof e a criação. A tradução busca preservar a precisão conceitual e a beleza literária da obra, tornando acessível um texto clássico fundamental para estudiosos e interessados no pensamento cabalístico.
Downloads
Referências
CORDOVERO, Moshe. Pardês Rimonim: pomar das romãs. Tradução de Rav Yair Alon. São Paulo: Diego Raigorodsky, 2024.
REHFELD, Walter. Introdução à mística judaica. São Paulo: Ícone Editora, 1986.
ROSA, Anderson. “Prefácio ao Pardês Rimonim” in: CORDOVERO, Moshe. Pardês rimonim: pomar das romãs. Tradução de Rav Yair Alon. São Paulo: Diego Raigorodsky, 2024.
SACK, Bracha. “The influence of Cordovero on seventeenth-century Jewish thought.” In: TWERSKY, Isadore; SEPTIMUS, Bernard (org.). Jewish Thought in the Seventeenth Century. Cambridge, MA; London: Harvard University Press, 1987.
SCHOLEM, Gershom. As grandes correntes da mística judaica. Tradução de J. Guinsburg e equipe. São Paulo: Perspectiva, 1972.
WAXMAN, Meyer. A History of Jewish Literature. New Jersey: Thomas Yoseloff Ltd, 1960.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Saul Kirschbaum, Ms Maria Lucia Guilherme

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.







Catálogo 2,0
