Localização do forame mandibular
um estudo de TCFC para melhorar o índice de sucesso da anestesia do nervo alveolar inferior
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2357-8041.clrd.2019.160071Palavras-chave:
Tomografia Computadorizada por Raio-X, Nervo Mandibular, Anestesia DentáriaResumo
Objetivo: Este estudo propôs a localização da posição do forame mandibular através da tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) baseada em pontos de referência utilizados na técnica do bloqueio do nervo alveolar inferior (BNAI) para aumentar a taxa de sucesso desse procedimento. Materiais e métodos: 58 forames mandibulares de 29 pacientes adultos foram avaliados. Medições lineares e angulares de TCFC foram definidas para o forame mandibular baseadas na técnica do BNAI. As medições foram realizadas por dois radiologistas. A análise dos dados consistiu em verificar a normalidade, obtendo o valor médio de todos os pacientes e comparando os dados obtidos entre pacientes do sexo masculino e feminino. Resultados: Os testes t de Student e U de Mann-Whitney foram usados para calcular a posição média do forame mandibular. As três medições de posição média do forame mandibular foram 13,5 mm acima do plano oclusal (15,5 mm para pacientes do sexo masculino e 11,7 mm para pacientes do sexo feminino), 14,6 mm abaixo da incisura mandibular (14,9 mm para pacientes do sexo masculino e 13,8 mm para pacientes do sexo feminino) e 14,2 mm da borda anterior do ramo mandibular (14,6 mm para o sexo masculino e 13,7 mm para o sexo feminino). O ângulo formado pelas linhas molares e pré-molares contralaterais foi de 25,8º e o ângulo formado pelas linhas molares e pelo segundo pré-molar/molar contralateral foi de 31,5º. Conclusão: as imagens de TCFC foram um método útil para fornecer as medições da posição do forame mandibular com base nos pontos de referência usados pela técnica do BNAI. Encorajamos o uso dessas medidas como referência para aumentar o sucesso clínico ao realizar a técnica do BNAI.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Solicita-se aos autores enviar, junto com a carta aos Editores, um termo de responsabilidade. Dessa forma, os trabalhos submetidos à apreciação para publicação deverão ser acompanhados de documento de transferência de direitos autorais, contendo a assinatura de cada um dos autores, cujo modelo está a seguir apresentado:
Eu/Nós, _________________________, autor(es) do trabalho intitulado _______________, submetido agora à apreciação da Clinical and Laboratorial Research in Dentistry, concordo(amos) que os autores retém o direitos autorais e garantem a revista o direito da primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente autorizado sob a Creative Commons Attribution License, que permite a outros compartilhar o artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta Revista. Aos autores será possibilitada a distribuição em separado da versão publicada do artigo, arranjos contratuais adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão publicada (por exemplo, publicá-la em um repositório institucional ou publicação em livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial nesta revista. Aos autores será permitido e encorajado publicar seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site) antes e durante o processo de envio, pois pode levar a intercâmbios produtivos, bem como a maior citação do trabalho publicado. (Veja The Effect of Open Access).
Data: ____/____/____Assinatura(s): _______________