Entre o fantástico e a realidade, a história guianense segundo Michel Lohier através de suas Lendas e Contos folclóricos da Guiana

Autores

  • Lucas Ferreira Gois Universidade Federal de Alagoas
  • Marie-Simone Raad Western University

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5388.i25p40-53

Palavras-chave:

Michel Lohier, fantástico, contos folclóricos

Resumo

Neste artigo, proponho-me a mostrar como Michel Lohier, autor guianense do século XX, consegue apoderar-se da história guianense a fim de introduzi-la em seus contos e lendas. Este último mistura a fantasia com a realidade através de crenças fantasmagóricas. As narrativas de Lohier ilustram ao mesmo tempo o sistema colonial e a alienação do colono europeu sobre o homem negro. Por meio da alegoria, assistimos a um confronto entre o escravo e o mestre. Neste sentido, o leitor torna-se testemunha de uma luta sem tréguas entre a astúcia e a inteligência dos mais fracos contra a estupidez e a maldade, e até mesmo a cobiça, dos mais fortes, o que acentua, por conseguinte, o questionamento do poder colonial. Esse combate simboliza assim a vitória do escravo sobre o colono, levando dessa forma à dessacralização deste último. Na reflexão proposta, tratar-se-á de mostrar como o mundo colonial é representado através do imaginário e, sobretudo, como a história da Guiana é apresentada. Portanto, será necessário estudar a forma como se desenrola toda uma lição de História através de uma simples narrativa, e também nos atentarmos à cenografia encantadora própria do universo dos contos guianenses.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Ferreira Gois, Universidade Federal de Alagoas

    Graduando em Letras-Francês pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Foi assistente de língua portuguesa na academia de Clermont-Ferrand, na França, de 2020-2021. Foi bolsista como professor de francês pelo programa Idiomas Sem Fronteiras na Ufal.

Referências

BRUNEL, Pierre. Français lycée. Paris: Éditions de la Cité, jun. 1998.

CHAMOISEAU, Patrick. 1982. Manman Dlo contre la fée Carabosse. Paris: Éditions Caribéennes.

CONTOUT, Auxence. La Guyane, ses contes, ses devinettes, ses croyances, ses monuments. Caiena: ARM Imprimerie, 1999.

LE PELLETIER, Catherine. Michel Lohier, régionaliste et folkloriste guyanais. Caiena: Ibis Rouge Éditions, 2008.

LOHIER, Michel. Légendes et Contes folkloriques de Guyane. Paris: Éditions Caribéennes, 1980.

LUDWIG, Ralph. Écrire la parole de nuit: la nouvelle littérature antillaise, nouvelles, poèmes et réflexions poétiques. Paris: Gallimard, 1994.

MUCCHIELLI, Alex. L’Identité. Paris: PUF, col. «Que sais-je?», 1986, n. 2288.

PALATIN, Suzy. Petit dictionnaire insolite des cultures et des langues créoles (Guadeloupe-Guyane- Martinique). Madri: Larousse Dictionnaires, 2013.

TODOROV, Tzvetan. Introduction à la littérature fantastique. Paris: Le Seuil, 1970. (Points numéro 73).

Downloads

Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Artigos Traduzidos

Como Citar

Entre o fantástico e a realidade, a história guianense segundo Michel Lohier através de suas Lendas e Contos folclóricos da Guiana. (2022). Cadernos De Literatura Em Tradução, 25, 40-53. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5388.i25p40-53