Metapoesia na Elegia 1.3 de Tibulo

Auteurs

  • Daniel Bueno de Melo Serrano

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5388.i15p101-122

Mots-clés :

Tibulo, elegia latina, intertextualidade, metapoesia

Résumé

A obra elegíaca de Álbio Tibulo (55?-19? a.C.), poeta romano do chamado período augústeo, contém passagens que, por aludirem ao próprio fazer poético, podem ser classificadas como metapoéticas. Para investigar como se dá esse procedimento e quais são seus efeitos, este artigo se centra na terceira elegia do primeiro livro do autor e dispensa particular atenção à recorrência de termos polissêmicos que, segundo defendemos, podem ser lidos como referência ao gênero elegíaco e a outros gêneros poéticos. A análise é precedida por uma tradução integral em verso do poema.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

  • Daniel Bueno de Melo Serrano

    É formado em Jornalismo pela PUC-Campinas e em Letras pela Unicamp, onde desenvolveu, sob orientação da Profa. Dra. Isabella Tardin Cardoso, monografia sobre os aspectos metapoéticos na obra do elegíaco latino Álbio Tibulo. É professor de Língua Portuguesa na rede pública e particular de ensino.

Références

Téléchargements

Publiée

2015-12-30

Numéro

Rubrique

Não definida

Comment citer

Serrano, D. B. de M. (2015). Metapoesia na Elegia 1.3 de Tibulo. Cadernos De Literatura Em Tradução, 15, 101-122. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5388.i15p101-122