Educomunicação e Mediação Escolar: Um projeto educomunicativo para a relação Criança, Desenho Animado e Consumo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i2p87-96Palavras-chave:
educomunicação, Educação para a Comunicação, infância, desenho animado, mediação.Resumo
O presente artigo aborda a relação entre infância e consumo a partir de seu estímulo pelas mídias contemporâneas. Partindo de uma concepção educomunicativa, defende-se que a partir da Educação para a Comunicação e da mediação escolar, o desenho animado pode ser empregado como ferramenta para educar criticamente as crianças, visando a sua formação como sujeitos ativos no processo comunicativo. Finalizamos o estudo com uma proposta de intervenção educomunicativa por meio da qual se preconiza na educação infantil a realização de atividades com desenho animado e suas personagens como meio de educar as crianças para as mídias e possíveis influências em relação ao consumo.
Downloads
Referências
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
BACCEGA, Maria Aparecida. Televisão e escola: uma mediação possível? São Paulo: Editora Senac, 2003.
BONFÁ, Sebastião; Rabelo, Arnaldo. “Licensing: Como utilizar marcas e personagens para agregar valor aos produtos”. São Paulo: M.Books, 2009.
BONFÁ, Sebastião; Rabelo, Arnaldo. “Licensing: Como utilizar marcas e personagens para agregar valor aos produtos”. São Paulo: M.Books, 2009.
BUCKINGHAM, David. (2000) Crescer na Era das Mídias: após a morte da infância. São Paulo: Loyola, 2007.
CITELLI, Adilson Odair. Educação e Mudanças: novos modos de conhecer. In: CITELLI. Adilson [org]. Outras linguagens na escola. SP, Cortez, 2000.
CITELLI, Adilson; OROFINO, Maria Isabel. Uma apresentação entre mediações. In: OROZCO, Guillermo G. Educomunicação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania. São Paulo: Paulinas Editora, 2014.
MARTÍN-BARBERO, Jesús; REY, Germán. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva, 2. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2004.
OROZCO, Guillermo G. Educomunicação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania. São Paulo: Paulinas Editora, 2014
PACHECO, Elza Dias. Considerações finais do relatório final/LAPIC. In O Desenho Animado na Tevê: Mitos, Símbolos e Metáforas. Disponível em: http://www.eca.usp.br/nucleos/lapic/pesquisa/2pesquisa/2_pesquisa.html Acessado em: 19 de maio de 2015.
POSTMAN, N. The disappearance of childhood, London, W.H.Allen, 1983.
ROSENFELD, Anatol. “Literatura e Personagem”. In: “A Personagem de Ficção”. 13ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2014, p.9-50.
TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital. Rio de Janeiro: Editora Agir,2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.