Alfabetização semiótica com os códigos informático-digitais da internet

Autores

  • Irene de Araujo Machado Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Daniela Osvald Ramos Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i2p38-53

Palavras-chave:

alfabetização semiótica, códigos informáticos, internet, tecnocultura, autorreferencialidade

Resumo

Neste artigo, abordamos as mudanças sociotécnicas na contemporaneidade a partir de uma abordagem histórica advinda da introdução da internet na cultura. Posteriormente, investigamos a importância do conhecimento dos códigos informático- -digitais neste contexto. Desenvolvemos a hipótese de que é necessário enfrentar a complexidade do entendimento da infraestrutura técnica da rede para que possamos formar cidadãos, e não usuários que consomem toda sorte de códigos a partir de dinâmicas complexas e constantes de codificação e recodificação, sem a competência semiótica adequada para a interpretação crítica a partir da autorreferencialidade que a linguagem nos impõe neste novo quadro histórico. Concluímos que é necessário um projeto de alfabetização que contemple o entendimento do uso dos códigos na comunicação.

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Biografia do Autor

  • Irene de Araujo Machado, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Livre-docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora associada da ECA/USP e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais.

  • Daniela Osvald Ramos, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Jornalista, professora da graduação em Educomunicação e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Machado, I. de A., & Ramos, D. O. (2019). Alfabetização semiótica com os códigos informático-digitais da internet. Comunicação & Educação, 24(2), 38-53. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i2p38-53