A abertura política através dos filmes de Os Trapalhões na década de 1980

Autores

  • Maria Ignes Carlos Magno Universidade Anhembi Morumbi
  • André Gustavo de Paula Eduardo Universidade Anhembi Morumbi
  • Felipe Abramovictz Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p192-208

Palavras-chave:

Cinema brasileiro, Abertura política, Os Trapalhões, Redemocratização

Resumo

Discute-se neste artigo a presença de elementos de ordem política e social dento de parte da filmografia da trupe de humoristas Os Trapalhões, especialmente em obras realizadas na década de 1980 que carregam em alusões e até motivos críticos – ainda que permeados por ambiguidades – sobre o processo em curso da Abertura Política, no qual o Brasil deixava o período militar rumo à redemocratização. Para tanto, recorreremos a três estudos de caso bastante particulares em meio aos filmes estrelados pelo grupo: Os Saltimbancos Trapalhões (1981), Os Trapalhões na Serra Pelada (1982), ambos dirigidos por J.B. Tanko, e Os Trapalhões e o Mágico de Oróz (Dedé Santana e Victor Lustosa, 1984).

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Biografia do Autor

  • Maria Ignes Carlos Magno, Universidade Anhembi Morumbi

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.

  • André Gustavo de Paula Eduardo, Universidade Anhembi Morumbi

    Doutorando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

  • Felipe Abramovictz, Universidade Anhembi Morumbi

    Mestre pelo Programa de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi – UAM/SP. Bacharel em Comunicação e Multimeios pela PUC-SP.

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Publicado

2021-07-15

Como Citar

Magno, M. I. C., Eduardo, A. G. de P., & Abramovictz, F. (2021). A abertura política através dos filmes de Os Trapalhões na década de 1980. Comunicação & Educação, 26(1), 192-208. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p192-208