A violência contra a escola e o fortalecimento da rede de proteção

Autores

  • Sandra Cavaletti Toquetão Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Vera Lucia Michalany Chaia Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i2p59-71

Palavras-chave:

violência contra as escolas, cultura de paz, rede de proteção, segurança escolar, efeito contágio

Resumo

Nas duas últimas décadas, o Brasil tem sido palco de ataques violentos em escolas, evidenciando a falta de políticas públicas e a invisibilidade das crianças e jovens nas redes sociais. Nesse contexto, este artigo nasce ancorado em resultados de pesquisa que se propôs a analisar as mídias digitais no universo infantil, buscando compreender como elas influenciam na formação das crianças. Por meio de metodologia qualitativa, foi realizada coleta de dados empíricos para o trabalho de campo, incluindo a prática da etnografia com crianças. É fundamental repensar a segurança escolar e adotar medidas preventivas, bem como promover uma cultura de paz e não violência no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

  • Sandra Cavaletti Toquetão, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Coordenadora Pedagógica na Prefeitura de São Paulo. Pesquisadora do Grupo Políticas Públicas da Infância (CRIANDO-PUC/SP) e Linguagem em Atividade no Contexto Escolar (LACE-PUC/SP)E-mail: sandracavaletti@gmail.com

  • Vera Lucia Michalany Chaia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vera Chaia professora do Departamento de Ciências Sociais, do PPG em Ciências Sociais,  pesquisadora do Neamp (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política) da PUC-SP e do CNPq

Referências

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TOQUETÃO, Sandra Cavaletti. A influência das mídias digitais na cultura da infância. 2023. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2023.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Toquetão, S. C. ., & Chaia, V. L. M. . (2024). A violência contra a escola e o fortalecimento da rede de proteção. Comunicação & Educação, 29(2), 59-71. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i2p59-71