A violência contra a escola e o fortalecimento da rede de proteção
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i2p59-71Palavras-chave:
violência contra as escolas, cultura de paz, rede de proteção, segurança escolar, efeito contágioResumo
Nas duas últimas décadas, o Brasil tem sido palco de ataques violentos em escolas, evidenciando a falta de políticas públicas e a invisibilidade das crianças e jovens nas redes sociais. Nesse contexto, este artigo nasce ancorado em resultados de pesquisa que se propôs a analisar as mídias digitais no universo infantil, buscando compreender como elas influenciam na formação das crianças. Por meio de metodologia qualitativa, foi realizada coleta de dados empíricos para o trabalho de campo, incluindo a prática da etnografia com crianças. É fundamental repensar a segurança escolar e adotar medidas preventivas, bem como promover uma cultura de paz e não violência no ambiente escolar.
Downloads
Referências
BACHUR, João Paulo. Desinformação política, mídias digitais e democracia: como e por que as fake news funcionam? Direito Público, [S. l.], v. 18, n. 99, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CARAPANÃ. A nova direita e a normalização do nazismo e do fascismo. In: GALLEGO, Esther Solano (org.). O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018. p. 39
CATINI, Carolina. Educação e empreendedorismo da barbárie. In: CÁSSIO, Fernando (org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 1. ed. São Paulo: Boitempo editorial, 2019. p. 33-39.
EMPOLI, Giuliano da. Os engenheiros do caos: como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições. São Paulo: Vestígio, 2019.
HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Ayiné, 2018.
RICCI, Rudá. A militarização das escolas públicas. In: CÁSSIO, Fernando (org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019. p. 107-114.
PONTUAL, Pedro de Carvalho. Educação popular e participação social: desafios e propostas para hoje. In: CÁSSIO, Fernando (org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.
PENNA, Fernando de Araujo. O discurso reacionário de defesa de uma “escola sem partido”. In: GALLEGO, Esther Solano (org.). O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018. p. 190-113.
TOQUETÃO, Sandra Cavaletti. A influência das mídias digitais na cultura da infância. 2023. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2023.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sandra Cavaletti Toquetão, Vera Lucia Michalany Chaia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.