Do museu à reportagem à sala de aula: a transposição didática de reportagens baseadas em fontes museológicas

Autores

  • Guilherme Augusto Caruso Profeta Universidade de Sorocaba (Uniso)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p49-63

Palavras-chave:

Museus, Jornalismo, Transposição didática, Observação docente, Ensino Superior

Resumo

Este artigo intencionou registrar, por meio de observação docente, a utilização de reportagens jornalísticas baseadas na interlocução com museus (históricos/arqueológicos e/ou de história natural) como prática educativa em sala de aula, de modo a contribuir para a compreensão deste processo de múltiplas transposições didáticas. Para atingir tal fim, discutiu-se a função social/educacional dos museus e do jornalismo em articulação com a educação escolar. Duas sessões de observação foram conduzidas: uma durante uma aula de História do Brasil cujo tema foi decolonização, e outra durante uma aula de Biologia cujo tema foi a ação humana na perda da biodiversidade. Como resultado, destaca-se que a utilização das reportagens permitiu aos docentes extrapolar os respectivos currículos, incluindo discussões sobre tópicos socialmente agudos do presente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme Augusto Caruso Profeta, Universidade de Sorocaba (Uniso)

    Doutor em Educação, com pós-doutorado pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP). Professor dos programas de pós-graduação em Educação (PPGE) e Comunicação e Cultura (PPGCC) da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Referências

ALVES, Nilda. Cultura e cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 23, p. 62-74, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/drzj7WstvQxKy7t5GssT4mk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 abr. 2023.

BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

CARNEIRO, Alexandra. Sobre as práticas de observação docente – o uso de instrumentos de registo para a observação em parceria da sala de aula. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Lisboa, v. 16, p. 55-79, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2016.3421. Acesso em: 15 jan. 2023.

CAVALCANTI, Cecilia Carrossini Bezerra; PERSECHINI, Pedro Muanis. Science museums and the popularization of science in Brazil. Field Actions Science Reports, [s. l.], n. 3, p. 1-10, 2011. Disponível em: https://journals.openedition.org/factsreports/1085. Acesso em: 22 jul. 2021.

CHEVALLARD, Yves. Sobre a teoria da transposição didática: algumas considerações introdutórias. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 1-14, 2013.

FALASCHI, Rafaela Lopes et al. Museus de ciência: do reconhecimento e conservação da biodiversidade à divulgação científica. Simbio-Logias, Botucatu, v. 4, n. 6, p. 12-23, 2011. Disponível em: https://www1.ibb.unesp.br/Home/Departamentos/Educacao/Simbio-Logias/MuseusdeCienciaReconhecimentoConservacaodaBiodiversidade.pdf. Acesso em: 22 jul. 2021.

FERNANDEZ, Fernando. Extinções: naturais ou causadas por nós? ((o))eco, [s. l.], 13 ago. 2008. Disponível em: https://oeco.org.br/colunas/19268-extincoes-naturais-ou-causadas-por-nos/. Acesso em: 30 abr. 2023.

KOLBERT, Elizabeth. O que perdemos com a extinção dos animais. National Geographic, [s. l.], 23 out. 2019. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2019/10/o-que-perdemos-com-extincao-dos-animais. Acesso em: 30 abr. 2023.

MARANDINO, Martha. Educação em Museus de História Natural: possibilidades e desafios de um programa de pesquisa. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN LA DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 7., 2005, Granada. Anais […]. Granada: [s. n.], 2005. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2005nEXTRA/edlc_a2005nEXTRAp48edumus.pdf. Acesso em: 1 maio 2023.

MARCONDES, Maria Inês. A observação nos estudos de sala de aula e do cotidiano escolar. In: MARCONDES, Maria Inês et al. (org.). Metodologias e técnicas de pesquisa em educação. Belém: EDUEPA, 2010. p. 25-35.

PROFETA, Guilherme Augusto Caruso. Dinossauros no campus: uma viagem ao passado pré-histórico do estado de São Paulo. Uniso Ciência/Science @ Uniso, Sorocaba, v. 3, n. 6, p. 44-56, 2020. Disponível em: https://uniso.br/unisociencia/r6/dinossauros-pre-historia-sao-paulo-brasil.pdf. Acesso em: 15 jan. 2023.

PROFETA, Guilherme Augusto Caruso. Megafauna no campus: uma viagem ao passado pré-histórico do estado de São Paulo. Uniso Ciência/Science @ Uniso, Sorocaba, v. 4, n. 7, p. 86-96, 2021. Disponível em: https://uniso.br/unisociencia/r7/paleontologia-dinossauros-sao-paulo.pdf. Acesso em: 15 jan. 2023.

PROFETA, Guilherme Augusto Caruso. Práticas educativas voltadas ao letramento científico: Mapeamento da utilização do jornalismo de CT&I como material didático numa universidade comunitária de São Paulo. Quaestio – Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022031, 2022a. DOI: 10.22483/2177-5796.2022v24id4916. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4916. Acesso em: 21 out. 2022.

PROFETA, Guilherme Augusto Caruso. Preenchendo as lacunas da história: uma nova vida para o acervo arqueológico dos povos originários de Sorocaba. Uniso Ciência/Science @ Uniso, Sorocaba, v. 5, n. 10, p. 84-103, 2022b. Disponível em: https://uniso.br/unisociencia/r10/povos-originarios-sorocaba-historia.pdf. Acesso em: 15 jan. 2023.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.

ROBERSON, William. Peer observation and assessment of teaching: a resource book for university faculty, administrators, and students who teach. El Paso: UTEP Center for Effective Teaching and Learning: Instructional Support Services, 2006. Disponível em: https://www.utep.edu/faculty-development/_Files/docs/utep_peer_observation_booklet.pdf. Acesso em: 7 fev. 2023.

SOUSA, Jorge Pedro. Uma história breve do jornalismo no Ocidente. [S. l.]: Biblioteca On-Line de Ciências da Comunicação, 2008. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-uma-historia-breve-do-jornalismo-no-ocidente.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023

TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2005.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Do museu à reportagem à sala de aula: a transposição didática de reportagens baseadas em fontes museológicas. (2023). Comunicação & Educação, 28(2), 49-63. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p49-63