O ensino superior público em Roraima em tempos de mobilidade tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p165-181

Palavras-chave:

Ensino superior, Amazônia, Mobilidade tecnológica, Educomunicação, Inovação

Resumo

Esta investigação tem por objetivo analisar a Educação Superior Pública de Roraima no século XXI, sob a ótica da mobilidade tecnológica/tecnologia mobile, suas transformações, vulnerabilidades e potencialidades na construção de uma nova Amazônia. Através do método qualitativo, de natureza exploratória, esta investigação faz parte da tese de doutorado em Educação, num formato em rede com nove universidades da Amazônia Legal. Seu locus de pesquisa foi a graduação das três Instituições de Ensino Superior Públicas de Roraima. Os resultados foram obtidos por meio de entrevistas aos pró-reitores de graduação e questionários enviados a professores e alunos. Fica evidente que a mobilidade tecnológica/tecnologia mobile, passa a ser, assim como a Inovação, fundamental para as universidades, num contexto tecnológico, digital e ubíquo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandra Maria de Morais Gomes, Universidade Federal de Roraima

    Professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutora em Educação PGEDA/EducaNorte/UFAM.

  • Leila Baptaglin, Universidade Federal de Roraima

    Professora do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Professora PGEGA/EducaNorte/UFAM.

Referências

ALCÂNTARA, Carlos Augusto Almeida; VIEIRA, Anderson Luiz Nogueira. Tecnologia móvel: uma tendência, uma realidade. 2011. In: WORKSHOP DE REDES NA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ, 2., 2011, Luiz de Fora. Anais […]. [S. l.: s. n.], 2011. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/1105.3715. Acesso em: 17 jun. 2024.

ARAMUNI, João Paulo. C.; MAIA, Luiz Claudio Gomes. O impacto da Tecnologia da Informação no ensino superior: desafios da ubiquidade na aprendizagem estudantil. Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 44-57, 2017.

BANDEIRA, Karolina; ALFANO, Bruno. Censo da Educação Superior: apenas um em cada quatro jovens de 18 e 24 anos entrou na faculdade no Brasil. O Globo, Rio de Janeiro, 10 out. 2023. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2023/10/10/censo-educacao-superior-754percent-dos-jovens-de-18-a-24-anos-nao-acessam-a-faculdade-no-brasil.ghtml. Acesso em: 28 fev. 2024.

BARBOSA, Débora. Nice Ferrari.; BARBOSA, Jorge Luis Victória. Aprendizagem com Mobilidade e Aprendizagem Ubíqua. In: SAMPAIO, Fabio. F.; PIMENTEL, Mariano; SANTOS, Edméa. (org.). Informática na Educação: games, inteligência artificial, realidade virtual/aumentada e computação ubíqua. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.13919.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2022. Brasília, DF: Inep, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2022/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2022.pdf. Acesso em: 28 fev. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 17 jun. 2021

DASSOLER, Maiara dos Santos; GIACOMAZZO, Graziela Fátima. Dispositivos móveis na educação: reflexões a partir de pesquisas no contexto escolar. Saberes Pedagógicos, Criciúma, v. 3, n. 2, 2019.

GOMES, Sandra Maria de Morais. A educomunicação em tempos de mobilidade tecnológica na Amazônia: o Ensino Superior público de Roraima e os processos de inovação. 2023. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas, Boa Vista, 2023.

IBGE | CIDADES@ | Roraima | Panorama. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rr/panorama. Acesso em: 20 out. 2020.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. PNAD Contínua 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/educacao/17270-pnad-continua.html?edicao=36982&t=resultados. Acesso em: 28 fev. 2024.

IFRR – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023). Boa Vista: IFRR, 2013.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo do Ensino Superior 2022. Brasília, DF: Inep, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados. Acesso em: 28 fev. 2024.

LÉVY, P. As tecnologias da Inteligência, o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Ed. 34, 1992.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Desafios culturais da comunicação à educação. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 18, p. 51-61, 2000. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v0i18p51-61

MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.63438.

RAMOS, André Luiz Santa Cruz; GUTERRES, Thiago Martins. Lei de Propriedade Industrial comentada: Lei 9.279, de14 de maio de 1996. Salvador: Jus Podivm, 2016.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua – repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Ed. Paulus, 2013. DOI: 10.7213/1981-416X.17.055.AO01.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 19, p. 12-24, 2000.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 15-26, 2014. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v19i2p15-26v

SOARES, Ismar de Oliveira. Mas, afinal, o que é, Educomunicação? São Paulo: Universidade de São Paulo, [2016]. Disponível em: http://www.usp.br/nce/?wcp=/aeducomunicacao/texto,2,231,25. Acesso em: 14 jul. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2021-2025). Boa Vista: UFRR, 30 dez. 2021.

Downloads

Publicado

2024-07-17

Edição

Seção

Dossiê Do analógico à inteligência artificial: 30 anos de Comunicação & Educação

Como Citar

Gomes, S. M. de M., & Baptaglin, L. (2024). O ensino superior público em Roraima em tempos de mobilidade tecnológica. Comunicação & Educação, 29(1), 165-181. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p165-181