Avaliação de metodologias na educação para os meios
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i21p61-76Palavras-chave:
avaliação, educação para os meios, receptor/audiência, sujeito, meios de comunicação, professorResumo
O autor discute, a partir de pesquisa realizada com jovens de 11 a 14 anos no ensino médio em Roma, as dificuldades de avaliação dos resultados obtidos a partir da aplicação de metodologias da educação para os meios. Com o objetivo de dar bases conceituais aos pesquisadores e professores interessados na avaliação, o autor discorre sobre as principais metodologias de educação para os meios e, principalmente, caracteriza os sujeitos receptores a partir da teoria integrativa da audiência que trabalha o sujeito em seis dimensões: ativo, conhecedor, maduro, social, crítico e criativo. Finalmente, sugere o método qualitativo com questionário para entrevistas com professores e alunos, como instrumento para avaliação dos conteúdos trabalhados em educação para os meios.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.