Tradição e mudança: os desafios da afirmação de marca na Andreato Comunicação e Cultura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v17i1p73-82Palavras-chave:
Comunicação, cultura, identidade, artes gráficas, trabalho, modernismo, pós-modernismo, Internet.Resumo
O presente artigo traz uma reflexão a respeito da transição entre o modelo moderno de economia, política e produção cultural, predominante até meados do século XX, e o modelo pós- -moderno, que a presente geração em idade produtiva vivencia e constrói. A análise se fecha, especialmente, sobre atrajetória do estúdio Andreato Comunicação e Cultura, à luz das transformações do mundo e do mercado nos últimos
trinta anos – transformações essas que influem profundamente na cultura organizacional da empresa, assim como na maneira pela qual os profissionais da organização tratam os principais temas de seus produtos: a história e a cultura brasileiras.
Por meio da análise da trajetória da organização – e especialmente de seu fundador, o artista gráfico Elifas Andreato
– e de pesquisas mercadológicas e de relacionamento, este trabalho pretende indicar caminhos para fortalecer, perante
o mercado, o vínculo da marca da empresa a temas ligados à cultura nacional. Ao mesmo tempo, enumera caminhos para que a organização possa melhor se expressar e, assim, dar continuidade à sua sólida história de produção cultural por meio do uso de novas mídias, em especial da Internet.
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