Produção de conhecimento e tradições de pesquisa na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – USP (1934-1968)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i20p159-194Palavras-chave:
História da ciência, Universidade de São Paulo, Patrimônio culturalResumo
O objetivo deste artigo é apresentar os primeiros resultados do projeto Memória científica e acadêmica: preservação documental da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (1934-1968), aprovado no Edital Memória USP 2012, da Pró-reitoria de Cultura e Extensão. Tal projeto pretende caracterizar tradições de pesquisa presentes nas primeiras décadas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, criada em 1934, até a reforma universitária de 1969. A proposta está centrada na análise das teses e dissertações que foram orientadas e defendidas nas várias áreas científicas que compunham a faculdade, por meio da busca do que chamamos de ‘genealogias científicas’, uma forma de acompanhar os docentes orientadores e seus alunos. Desta maneira busca-se verificar os alunos que permaneceram na universidade e, que por sua vez, também se tornaram orientadores em suas respectivas áreas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).