ACERVO SEF: O PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DA USP EM PROJETOS E FOTOGRAFIAS
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0iesp21p204-218Palavras-chave:
Desenho de arquitetura, Patrimônio arquitetônico, Universidade (arquitetura), Patrimônio universitárioResumo
O Centro de Preservação Cultural (CPC) realizou uma profunda pesquisa sobre a gestão e preservação do patrimônio construído da Universidade de São Paulo (USP) a partir de um levantamento no Acervo de Projetos da Superintendência de Espaços Físicos (SEF). Essa unidade, que se originou a partir do antigo Fundo de Construção da USP (Fundusp), criado na década de 1960, é a responsável pelo planejamento, organização, fiscalização e preservação dos espaços da Universidade e guarda um acervo estimado em 400 mil desenhos em papel, além de documentos fotográficos, memoriais e arquivos digitais mais recentes. A diversidade de informações sobre os edifícios selecionados - entre edifícios históricos doados ou vendidos para a Universidade de São Paulo e aqueles construídos pela própria instituição - apresentava-se como um desafio para a coleta de dados que deveriam revelar os princípios gerais de projeto e intervenção no patrimônio construído da USP. A partir do recorte instituído – bens tombados ou em processo de tombamento – foi possível levantar as informações necessárias para estabelecer uma cronologia das transformações dos edifícios focalizados desde sua construção até as intervenções mais recentes.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-07-29
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Costa, S. S. F. (2016). ACERVO SEF: O PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DA USP EM PROJETOS E FOTOGRAFIAS. Revista CPC, esp21, 204-218. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0iesp21p204-218