O reconhecimento de referências culturais no município de Pombal-PB: políticas do campo do patrimônio com ênfase em ações de educação patrimonial
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i23p65-92Palavras-chave:
Referências culturais, Patrimonialização, Educação patrimonialResumo
Localizado no sertão paraibano, o município de Pombal guarda uma rica herança da cultura popular do Estado, a qual chamou e ainda vem chamando a atenção dos mais diversos olhares. A observação da prática social e dos contextos vivenciados durante a Festa do Rosário mostra o quanto as manifestações são representantes da memória e identidade do lugar e significantes para a comunidade. Por isso, é imprescindível fomentar as práticas que prezem pela preservação da cultura local para as gerações futuras. Notamos na fala dos sujeitos, sejam eles parte da comunidade local ou mesmo visitantes, a vontade de que existam medidas para a proteção e preservação da cultura local. Assim, é representado o objeto de minha pesquisa no âmbito do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, uma análise do processo de patrimonialização das expressões culturais de Pombal, sobretudo, a Festa do Rosário de Pombal. São analisadas, especialmente, iniciativas em educação patrimonial, pensadas como principal ação de um processo de patrimonialização. Assim, este artigo enfatiza o patrimônio cultural como algo que não vale por si mesmo, mas que faz parte de uma dinâmica cultural de atribuição de valores historicamente construídos, em que os sujeitos são os responsáveis pela atribuição desses valores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).