Os desafios contemporâneos do patrimônio cultural paulista
novas abordagens e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v13i26espp162-190Palavras-chave:
Preservação do patrimônio., Formação profissional, Políticas públicasResumo
O presente artigo traz uma análise panorâmica da atuação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqeuológico, Artístico e Turístico (Condephaat) entre 2006 e 2018, sob o ponto de vista de jovens profissionais que ingressaram em seu corpo técnico na Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH) em momento de transformação do órgão. A partir de casos considerados emblemáticos no período, a atuação do conselho paulista de patrimônio é avaliada criticamente, colocando-se em perspectiva os principais desafios, inovações e abordagens interdisciplinares para a preservação e difusão do patrimônio cultural pelo estado de São Paulo. O objetivo é demonstrar a complexidade e importância do trabalho técnico, os debates e interação com o Colegiado e a aproximação com os anseios da sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).