A história da arquitetura brasileira e a preservação do patrimônio cultural
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i1p41-74Palavras-chave:
Preservação do patrimônio cultural, História da arquitetura brasileira, NeocolonialResumo
O presente trabalho procura enfocar o surgimento de uma consciência preservacionista no Brasil a partir de um ponto de vista pouco explorado: o mapeamento dos primeiros e incipientes estudos sobre a arquitetura brasileira, considerados aqui um dos primeiros indícios da emergência de preocupações relativas à preservação do patrimônio cultural. Destaca- se, deste ponto de vista, a obra de Debret, que permanece uma referência para as primeiras iniciativas relacionadas ao desenvolvimento de uma história da arquitetura brasileira de cunho operacional, ligada à corrente Neocolonial. Tais iniciativas partem de dois centros irradiadores: o grupo paulista, baseado nas idéias de Ricardo Severo; e o grupo carioca, centrado em José Mariano Filho. Além de corroborar o eurocentrismo característico da cultura brasileira, a abordagem ensaiada indica a necessidade de aprofundamento em outros aspectos, como a proximidade de algumas das mais importantes figuras do modernismo com o movimento neocolonial; a curta passagem de José Mariano Filho pela Diretoria da Escola Nacional de Belas Artes (ENBA) do Rio de Janeiro; e o papel instigador do poeta modernista Manuel Bandeira nos últimos anos da década de 1920.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2006-04-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Pinheiro, M. L. B. (2006). A história da arquitetura brasileira e a preservação do patrimônio cultural . Revista CPC, 1, 41-74. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i1p41-74