Caracterização de bens culturais por espectroscopia de fluorescência de raios X
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i6p188-197Palavras-chave:
Espectroscopia de fluorescência de raios X, Arqueometria, Patrimônio culturalResumo
O presente trabalho descreve o espectômetro EDXRF desenvolvido pelo LEC/USP para caracterização de peças de aço produzidas na primeira siderúrgica brasileira, a Fábrica Ipanema, e de peças metálicas da coleção pré- hispânica do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Os procedimentos para quantificação aproximada de titânio nas peças de Ipanema, e para identificação de eventuais elementos minoritários nas ligas de ouro- cobre- prata das peças pré- hispânicas, bem como os resultados alcançados, são aqui analisados, a fim de verificar a adequação do equipamento diante das condições efetivas de trabalho.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2008-10-01
Edição
Seção
Relatos e Depoimentos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Neiva, A. C., & Dron, J. (2008). Caracterização de bens culturais por espectroscopia de fluorescência de raios X . Revista CPC, 6, 188-197. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i6p188-197