Projeto Memórias Urbanas de Iguape-SP: uma experiência de educação patrimonial do Laboratório de Geografia Urbana da Universidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27espp211-232Palavras-chave:
Patrimônio cultural, Educação patrimonial, Memória socialResumo
Este texto pretende apresentar alguns resultados do Projeto Memórias Urbanas de Iguape-SP, desenvolvido em 2011. A ação de cultura e extensão do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo teve como objetivo envolver a comunidade do município paulista de Iguape na valorização das memórias e do patrimônio cultural, além de registrar e documentar a memória dos diferentes grupos sociais que vivem naquele espaço para dar visibilidade e socializar conhecimentos populares, fortalecendo o vínculo das comunidades com o seu patrimônio e incentivando a participação social na sua proteção. Para tanto, utilizou-se de uma concepção dialógica de educação patrimonial, concatenada com a proposta de Paulo Freire, na
qual se busca a conscientização crítica, aquela que insere o sujeito como sujeito do mundo; portanto, como uma educação libertadora.
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