Educação patrimonial no Iphan: análise de uma trajetória
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27espp32-54Palavras-chave:
Educação patrimonial, Política de preservação, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IphanResumo
Desde a sua criação, o Iphan manifestou em documentos e publicações a importância da educação patrimonial para a preservação do patrimônio cultural. Contudo, a educação patrimonial foi historicamente tratada como uma atividade complementar às outras realizadas pelo órgão, tendo sido, de modo geral, realizadas atividades pontuais, desvinculadas das ações finalísticas do Iphan. Assim, verifica-se um descompasso entre a importância da educação patrimonial enunciada e as ações realizadas nesse sentido. Frente a esse quadro, este artigo tem como objetivo analisar a trajetória da educação patrimonial no Iphan, contrapondo a enunciação à ação. Espera-se com este trabalho contribuir para a sistematização dessa trajetória, assim como discutir aspectos técnicos e políticos relacionados ao tema, para que as ações
futuras de educação patrimonial sejam mais efetivas para a preservação do patrimônio cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).