Cultura material e pesquisa museológica: um estudo relacionado ao patrimônio cultural de ciência e tecnologia no Museu da Geodiversidade (IGEO-UFRJ)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v15i30espp192-208Palavras-chave:
Pesquisa museológica, Documentação museológica, Patrimônio cultural de ciência e tecnologia, Museus universitáriosResumo
Este trabalho apresenta, a partir da pesquisa museológica, a história da construção do conhecimento científico produzido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através de objetos encontrados nos laboratórios do Instituto de Geociências (IGeo). Para tanto, o Museu da Geodiversidade (IGeo–UFRJ) por meio do projeto “Objetos de ciência e tecnologia do Instituto de Geociências (IGeo) da Universidade Federal do Rio de Janeiro: pesquisa e identificação de um patrimônio a ser descoberto”, propôs uma pesquisa para levantar, catalogar e preservar objetos e instrumentos científicos e didáticos que ajudaram na produção e divulgação do conhecimento acadêmico. A pesquisa levantou, até o momento, informações sobre 164 itens, dentre os quais dois objetos distintos destacaram-se durante as atividades:
um barógrafo centenário, modelo Anciennes Maison Richard Frères Jules Richard, doação do professor José Marques do Departamento de Meteorologia UFRJ, o objeto mais antigo da coleção; e uma balança eletrônica de sedimentação Sartorius, adquirida pelo Instituto de Geociências em 1970, sendo o elemento mais bem documentado até então. Apesar da relevância que a pesquisa revelou, esse patrimônio necessita de maior atenção por parte da instituição, que deve assegurar um local de guarda adequado, além de incentivos para que a pesquisa continue, pois muitos outros objetos
podem se destacar no conjunto já levantado. Verificamos que o projeto de pesquisa foi fundamental para essas descobertas que possibilitarão a preservação da memória institucional e a musealização dessa parte do patrimônio cultural de ciência e tecnologia da UFRJ.
Downloads
Referências
AFONSO, Julio Carlos; SILVA, Raquel Medeiros da. Evolução da balança analítica. Quim. Nova, v. 27, n.6, p. 1021-1027, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/qn/v27n6/22296.pdf. Acesso em: jun. de 2020.
ANDRÉ, M. A. Conhecer para preservar: práticas de socialização de acervos em museus de ciência e tecnologia. In: SILVA, M. C. S. M.; BARBOZA, C. H. M. (Org.). Acervos de ciência e tecnologia no Brasil: preservação, história e divulgação.v.1.Rio de Janeiro: MAST, 2012. p. 131-180.
CASTRO, Aline Rocha de Souza Ferreira de; GRANATO, Marcus. Inventário de objetos relacionados ao patrimônio cultural de ciência e tecnologia no Instituto de Geociências (IGEO/UFRJ): Resultados Parciais. In: XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – ENANCIB 2018 GT- 9 – Museu, Patrimônio e Informação. Londrina, 2018.
DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François (Ed.). Conceitos-chave de museologia. São Paulo: Icom: Armand Colin, 2013.
GRANATO, Marcus; LOURENÇO, Marta C. Reflexões sobre o patrimônio cultural da ciência e tecnologia na atualidade. Revista Memória em Rede, v. 4, p. 90, 2011.
GRANATO, Marcus; RIBEIRO, Emanuela Sousa; CERAVOLO, Suely, HANDFAS, Ethel Rosemberg. Cartilha de orientações gerais para preservação do patrimônio cultural de C&T: Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Rio de Janeiro: MAST, 2013.
GRANATO, Marcus; SANTOS, Leandro Rosa dos; MIRANDA, Luiz Roberto M. de. Estudos sobre a conservação de instrumentos científicos históricos no Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST. Cadernos do CEOM, Chapecó, v. 18, n. 21, p. 243-274, 2005.
JULIÃO, Letícia. Pesquisa histórica no museu. In: CADERNO de diretrizes museológicas I. Brasília, DF: MinC/Iphan/Departamento de Museus e Centros Culturais. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Superintendência de Museus, 2006. p. 93-105.
SCIENCE museum collection: Richard Frères. [s.d.] Disponível em: https://collection.sciencemuseumgroup.org.uk/people/cp16590/richard-freres. Acesso em: jun. 2020.
SILVA, Maria Celina Soares de Mello; BARBOZA, Christina Helena da Motta. Introdução: reflexões sobre os acervos de C&T no Brasil. In: Acervos de ciência e tecnologia no Brasil: preservação, história e divulgação. Rio de Janeiro: MAST/MCTI, 2012. p.15.
SILVA, Shirley Maciel; DA SILVA, Gislene Rodrigues; NUNES, Daniele Vieira. Formação e gestão de coleção de instrumentos científicos do Departamento de Física. Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. In: ANAIS do SNBU, [S.l.], 2016. p.5.
TAUB, Liba. On scientific instruments. Studies in History and Philosophy of Science, v. 40, p.337-343, 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Departamento de Meteorologia. Apresentação. [s.d.]. Disponível em: https://meteorologia.igeo.ufrj.br/dpto/index.htm . Acesso em: jun. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Geórgia Raisa Ramos de Albuquerque, Luiz Felipe Lima Ferreira, Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).