O uso da tipografia em exposições museológicas: reflexões e experiências de visita em dois museus da USP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v15i30espp455-492Palavras-chave:
Tipografia, Comunicação museológica, Sinalização em museus, Museus universitáriosResumo
Os textos apresentados em exposições museológicas são uma importante ferramenta de comunicação entre seus criadores e os visitantes. Mesmo diante do crescimento da espetacularização midiática em museus, os textos ainda são grandes protagonistas no desenvolvimento da narrativa expográfica e, portanto, na compreensão da exposição. Entretanto as referências bibliográficas sobre expografia dificilmente mencionam a tipografia e sua relação com o visitante dos museus. Por essa razão este artigo aborda o uso da tipografia em exposições museológicas como uma reflexão sobre as experiências da leitura em exposições de longa duração em dois museus de ciências da Universidade de São Paulo: o Museu de Zoologia e o Museu de Anatomia Veterinária. Como metodologia de pesquisa, realizaram-se
visitas a essas exposições e, com embasamento nos autores das áreas de expografia, tipografia e sinalização, analisaram-se as tipografias empregadas. A partir da definição da legibilidade da fonte tipográfica, foram analisados os desafios espaciais da exposição – e dos seus suportes – para a leitura dos textos, bem como as dificuldades impostas aos visitantes não inerentes ao espaço da exposição, mas à própria natureza do visitante e a sua relação com os outros indivíduos presentes no espaço expositivo.
Downloads
Referências
BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
CLAIR, Kate. BUSIC-SNYDER, Cynthia. Manual de tipografia: a história, a técnica e a arte. Tradução de Joaquim da Fonseca. Porto Alegre: Bookman, 2009.
CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2006.
D´AGOSTINI, Douglas. Design de sinalização. São Paulo: Blucher, 2017.
FARIAS, Priscila Lena 2004. Notas para uma normatização da nomenclatura tipográfica. Anais do P&D Design 2004 – 6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (versão em CD-Rom sem numeração de página). FAAP: São Paulo.
FARIAS, Priscila. Tipografia digital: o impacto das novas tecnologias. 3. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2001.
FERNÁNDEZ, Luis A. FERNÁNDEZ, Isabel G. Diseño de exposiciones: concepto, instalación y montage. Madrid: Alianza Editorial, 2010. p. 145-157.
FRUTIGER, Adrian. En torno a la tipografia. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
LICKO, Zuzana. Filosofia. Portal Emigre Fonts. 1996. Disponível em: https://www.emigre.com/Fonts/Filosofia. Acesso em: 24 jun. 2020.
LOCKER, Pam. Conception d’exposition. Singapura: Pyramid, 2011.
MARTIN, Majoor. Portal Myfonts. [s/d]. Disponível em: https://www.myfonts.com/person/Martin_Majoor/. Acesso em: 24 jun. 2020. MIDDENDORP, Jan. Shaping Text. Amsterdam: Bis Publishers, 2012.
SCHERER, Fabiano de Vargas; CARDOSO, Eduardo; FETTER, Luiz Carlos. Levantamento e caracterização de famílias tipográficas para uso em sistemas de sinalização. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Luís, 2012.
SERRELL, Beverly. Exhibit Labels. Maryland: Rowman & Littlefield Publishers, 2015. Kindle Edition.
SMITHSONIAN. Accessible Exhibition Design. Washington, jul. 2010. Disponível em: https://www.sifacilities.si.edu/ae_center/pdf/Accessible-Exhibition-Design.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.
SMITSHUIJZEN, Edo. Signage Design Manual. Baden: Lars Müller Publishers, 2007.
UEBELE, Andreas. Signage systems + information graphics: a professional sourcebook. London: Thames & Hudson, 2009.
UNGER, Gerard. Enquanto você lê. Brasília, DF: Estereográfica, 2016.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Museu de Anatomia Veterinária. Exposição. São Paulo, 2020a. Disponível em: http://mav.fmvz.usp.br/exposicao/. Acesso em: 10 jun. 2020.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Museu de Zoologia. História. São Paulo, 2020b. Disponível em: http://mz.usp.br/pt/museu/historia/. Acesso em: 18 jun. 2020.
VELARDE, Giles. Designing Exhibitions. Londres: The Design Council, 1988.
WARDE, Beatrice. The Crystal Goblet: Sixteen Essays on Typography. Cleveland: World Publishing Company, 1956.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Iara Pierro de Camargo, Renata Dias de Gouvea de Figueiredo-Lanz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).