O Museu Nacional e a constituição da SAE: aspectos históricos de sua função educativa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i33p268-294Palavras-chave:
Coleções didáticas, Museus de ciências e tecnologia, Educação museal, Museus universitáriosResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir evidências sobre a constituição social e histórica da função educativa da Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional. Dialogando tanto com contribuições do campo do currículo relacionadas a estudos sobre as disciplinas escolares como também com literatura da área de educação em museus, busca-se argumentar sobre a importância da produção de coleções didáticas por esse setor e a respeito da construção da relação com as instituições escolares. Assim, procura-se trazer indícios sobre dois momentos marcantes da história dessa seção: a sua criação nas décadas de 1920-1930 e a socialização de objetos da coleção didática zoológica da SAE no tempo presente. Para isso, são articulados para análise trabalhos bibliográficos, relatórios sobre suas atividades e trechos de entrevistas com professores de ciências e biologia que vêm utilizando exemplares dessa coleção didática de zoologia. Desse modo, apresentam-se reflexões sobre aspectos sócio-históricos determinantes para a constituição dessa seção. Além disso, mostra-se como a relação do Museu Nacional com as escolas vem sendo construída ao longo de sua história a partir de mediações que incluem a produção e disponibilização das coleções didáticas de ciências da SAE.
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