Formação de novas gerações nos museus universitários: o papel do educativo do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v15i30espp294-320

Palavras-chave:

Educação em museus, Estágios, Museus arqueológicos, Museus universitários

Resumo

Neste artigo, discute-se a contribuição do Educativo do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo na formação de novas gerações para o campo museal e áreas correlatas. A instituição, ao longo de décadas, tem sensibilizado profissionais por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Os museus universitários, nessa perspectiva, têm atuação crucial ao ampliar o vínculo da universidade com a sociedade, especialmente com os trabalhos educacionais para o público em geral. Com o crescimento do acesso de distintas parcelas da população ao espaço universitário nos últimos anos, os museus podem ser um local privilegiado para o acolhimento dessas diferenças e para sua incorporação no mundo da ciência e da museologia. Muitos e muitas profissionais que hoje atuam em diferentes segmentos da área do patrimônio cultural começaram sua vida profissional nesses locais, em particular dentro das universidades públicas.

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Biografia do Autor

  • Maurício André da Silva, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

    Educador, Arqueólogo e responsável pelo Educativo do Museu de Arqueologia e
    Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP). Doutorando do Programa de
    Pós-Graduação em Arqueologia e mestre em Arqueologia, ambos pelo MAE-USP.
    Bacharel e licenciado em História pela USP.

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Silva, M. A. da. (2020). Formação de novas gerações nos museus universitários: o papel do educativo do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Revista CPC, 15(30esp), 294-320. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v15i30espp294-320