Contexto histórico e ações educativas do Centro de Ciências de Araraquara: os 30 anos de um museu universitário do interior paulista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i33p317-340Palavras-chave:
Museus de ciência e tecnologia, Educação museal, Formação continuada do professor, Museus universitáriosResumo
Os museus universitários são instituições vinculadas às universidades, com importante função social, atuando no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. Pesquisas sobre esses locais e as práticas que desenvolvem podem evidenciar aspectos que contribuam para o entendimento de suas particularidades no campo museal. Neste artigo, analisaremos o processo de consolidação do Centro de Ciências de Araraquara (CAA) como museu universitário, destacando as suas ações educativas. Partindo dos pressupostos de uma pesquisa qualitativa documental, foram analisados os documentos históricos do museu tais como: decretos institucionais, notícias de jornais, fotografias, relatórios e produções científicas. Os dados possibilitaram traçar o percurso histórico do CCA, que ficou marcado por três grandes fases que indicam o papel e comprometimento da equipe, a ampliação de suas ações, a caracterização museal e as estratégias para superação dos obstáculos operacionais para manutenção de suas atividades e funcionamento.
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