O Museu de Arte da UFC, por entre reinvenções e ressignificações: notas em tempos pandêmicos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i33p366-393Palavras-chave:
Administração de museus, Comunicação museológica, Museus universitários, Museu de arteResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar as ações e projetos desenvolvidos pelo Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc/UFC) durante o isolamento social em virtude da pandemia de covid-19. Durante este período, a equipe do museu passou a desenvolver seus trabalhos de maneira remota, buscando estratégias de atendimento ao público, de produção de conteúdo para o ambiente digital e de qualificação profissional por meio da participação em cursos e do estabelecimento de parcerias intra e interinstitucionais. As ações ensejaram novas modalidades de presentificação e articulação junto à sociedade, fortalecendo vínculos anteriores e deflagrando novos, favorecendo diálogos, intercâmbios e novas formas de ser museu. A metodologia consistiu na consulta aos documentos institucionais elaborados pela equipe na execução dos trabalhos durante este período, assim como outros documentos basilares sobre a história e a gestão do museu. A partir destas fontes, foram estruturadas a apresentação da história da instituição e de suas políticas de gestão e atuação antes e durante a pandemia de covid-19. Como resultado, este trabalho apresenta um relato multifacetado sobre políticas de gestão e atuação museal em tempos de crise, refletindo sobre os desafios e as experiências de um museu universitário na pandemia, com o objetivo de contribuir com as reflexões mais amplas sobre o campo museal, seus dilemas no contemporâneo e o papel da arte, da cultura e da ciência em tempos pandêmicos.
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