Propostas de professores para visitas escolares a um museu de zoologia no contexto da alfabetização científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v15i30espp426-454

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Museus de ciência e tecnologia, Alfabetização científica, Museus universitários

Resumo

O presente artigo tem como foco a aproximação entre os espaços educativos não formais, como um museu, e as demandas da educação escolar e suas possibilidades propostas por professores da Educação Básica no contexto do processo de alfabetização científica. A pesquisa tem como objetivo descrever como os professores se apropriam dos objetos expositivos do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo ao criarem roteiros de visitação para este espaço. A partir disso, configuramos as seguintes questões: como os professores estabelecem relações entre os conteúdos e temas para trabalhar a parceria entre a escola e o museu? Quais aparatos estabelecem as maiores relações dialógicas de conhecimento escolar e museal com base nas propostas de ações dos professores? E como essas
propostas de roteiros de visita se relacionam com os eixos estruturantes de alfabetização científica? No tocante ao desenho metodológico, o presente trabalho tem um caráter descritivo e qualitativo, com base na análise de conteúdo. Em termos conclusivos, pode-se sinalizar não só os aparatos mais atrativos da exposição, como indicar aqueles que podem ganhar destaque para, futuramente, serem utilizados nas visitas escolares. Observa-se ainda que à luz da alfabetização científica evidenciada nos roteiros elaborados, há maior preocupação com a apropriação dos termos e dos conceitos próprios da ciência e por outro lado, uma menor abordagem com as relações entre a natureza da ciência e suas práticas.

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Biografia do Autor

  • Adriana Pugliese, Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo,Brasil

    Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (NEPEC) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciência (GEENF-FEUSP).

  • João Rodrigo Santos da Silva, Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo,Brasil

    Doutor em Ciências pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (NEPEC).

  • Nathalia Binder, Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo,Brasil

    Pós-graduada em Educação inclusiva, pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes; graduada e licenciatura em Ciências Biológicas, Bacharel em Ciência e Tecnologia e graduanda em Neurociência pela Universidade Federal do ABC.

  • Patricia da Silva Sessa, Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo, Brasil

    Doutora em Educação, área de Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP); mestre em Educação na linha de pesquisa Formação de Professores pela Universidade Metodista de São Paulo; graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Formação de Professores (ENCIFORM) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (NEPEC). 

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Pugliese, A., Silva, J. R. S. da, Binder, N., & Sessa, P. da S. (2020). Propostas de professores para visitas escolares a um museu de zoologia no contexto da alfabetização científica. Revista CPC, 15(30esp), 426-454. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v15i30espp426-454