O uso do aço em intervenções no patrimônio cultural edificado: o caso do Cine Theatro Brasil em Belo Horizonte, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v16i31p327-357Palavras-chave:
Patrimônio arquitetônico, Restauração, Construções metálicasResumo
Diante da urgência de valorização de edificações que possuem relevância histórica e cultural, evidencia-se a necessidade de promoção da reabilitação e da restauração de tais construções e de investigação de materiais e processos que contribuam para tal. Este trabalho busca discutir o uso de elementos construtivos em aço em processos de reabilitação e restauração de bens do patrimônio cultural edificado, de maneira que estes voltem a atender às demandas da sociedade, em especial as simbólicas e historiográficas. Considerando as qualidades comumente atribuídas à inserção do aço nessas intervenções, como a agilidade na execução, o baixo peso próprio, a reversibilidade e a facilidade de ser feita a distinção entre novos acréscimos em aço e elementos e partes preexistentes da edificação, discute-se a sua adequação às demandas contemporâneas de novos usos e programas. Relata-se uma pesquisa desenvolvida a partir de estudo de caso que teve como objeto o Cine Theatro Brasil, em Belo Horizonte, construído em 1932, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais em 1999 e restaurado em 2008 com inserção de estrutura metálica. Ademais, a pesquisa indicou a pertinência da inserção de elementos metálicos em intervenções em bens do patrimônio cultural edificado e a sua contribuição para distinguir elementos novos e preexistentes e melhorar a eficácia simbólica e historiográfica desses bens.
Downloads
Referências
ABREU, Mônica Mendes de Oliveira. O uso do aço em intervenções do patrimônio
históricoedificado: o caso do Cine Theatro Brasil em Belo Horizonte, Minas Gerais. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia das Construções) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13167. Acesso em: 30 jun. 2021.
ALOISE, Julia Miranda. O restauro na atualidade e a atualidade dos restauradores. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2015. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/Artigos_do_patrimonio_O_restauro_na_atualidade_e_a_atualidade_dos_restauradores_JuliaMiranda.pdf. Acesso em: 1. abr. 2021.
BIBLIOTECA pública municipal, antigo Cine Teatro São José. Fundação Cultural Cassiano Ricardo, São José dos Campos, 6 ago. 2009. Disponível em: http://www.fccr.sp.gov.br/index.php/comphac-sp-27657/405-bens-preservados-v2/3949-biblioteca-cassiano.html. Acesso em: 21 jul. 2020.
BRANDI, Cesare. Teoria da restauração. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.
CABRAL, Renata Campello; ANDRADE, Carlos Roberto M. Roberto Pane, entre história e restauro, arquitetura, cidade e paisagem. Risco, São Paulo, n. 15, p. 105-111, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/risco/article/view/49039. Acesso em: 1º. abr. 2021.
CARTA de Brasília: documento regional do Cone Sul sobre autenticidade. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 1995. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Carta%20Brasilia%201995.pdf. Acesso em: 18 maio 2019.
CARTA de Cracóvia: princípios para a conservação e o restauro do património construído. Património Cultural, 2000. Disponível em: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/media/uploads/cc/cartadecracovia2000.pdf. Acesso em: 18 maio 2019.
CASTRIOTA, Leonardo Barci; PASSOS, Luiz Mauro do Carmo. O “estilo moderno”: arquitetura em Belo Horizonte nos anos 30 e 40. In: CASTRIOTA, L. B. (Org.). Arquitetura da modernidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998. p. 127-182.
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. 5. ed. São Paulo: Estação Liberdade; Editora UNESP, 2006.
CONRADO, Vanessa Viegas; FERRON, Luciana (coord.). Cine Theatro Brasil Vallourec na cultura e na memória da cidade. Belo Horizonte: Ed. do Autor, 2019. Disponível em: https://cinetheatrobrasil.com.br/livro-na-cultura-e-na-memoria-da-cidade-cine-brasil/. Acesso em:24 mar. 2021.
CONSELHO DELIBERATIVO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE. Deliberação nº 16, de 18 de agosto de 1999. Processo de tombamento: tombamento provisório integral do bem cultural situado na Avenida Amazonas, nº 315/333 (Cine-Theatro Brasil). Diário Oficial do Município, Belo Horizonte, 18 ago. 1999. Disponível em: https://dom-web.pbh.gov.br/visualizacao/edicao/4241. Acesso em: 13 dez. 2021.
DIAS, Luís Andrade de Mattos. Edificações de aço no Brasil. São Paulo: Zigurate, 1993.
FAKURY, Ricardo Hallal; CALDAS, Rodrigo Barreto; CASTELLO BRANCO, Alípio Pires. Análise em situação de incêndio da estrutura mista de aço e concreto projetada para transformação de um edifício histórico em moderno centro cultural. Revista da Estrutura de Aço, Rio de Janeiro, v. 1. n. 1, p. 20-34, 2012. Disponível em: https://www.cbcaacobrasil.org.br/revistacientifica/index.php?s=342. Acesso em: 10 set. 2019.
INSTITUTO ESTADUAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DE MINAS GERAIS. Guia de bens tombados IEPHA/MG. 2. ed. Belo Horizonte: IEPHA-MG, 2014a. v. 1. Disponível em: http://www.iepha.mg.gov.br/index.php/publicacoes/guia-dos-bens-tombados/Publication/4 Guia-dos-Bens-Tombados-Volume-1. Acesso em: 6 mai. 2019.
INSTITUTO ESTADUAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DE MINAS GERAIS. Guia de bens tombados IEPHA/MG. 2. ed. Belo Horizonte: IEPHA-MG, 2014b. v. 2. Disponível em: http://www.iepha.mg.gov.br/index.php/publicacoes/guia-dos-bens-tombados/Publication/7-Guia-dos-Bens-Tombados-Volume-2. Acesso em: 6 mai. 2019.
INSTITUTO ESTADUAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DE MINAS GERAIS. Arquivos de fiscalização da obra do Cine-Theatro Brasil. Belo Horizonte: IEPHA/MG, 2008. Pasta com fotografias.
INTERNATIONAL CHARTER FOR THE CONSERVATION AND RESTORATION OF MONUMENTS AND SITES. International Charter for the Conservation and Restoration of Monuments and Sites (The Venice Charter 1964). In: INTERNATIONAL CONGRESS OF ARCHITECTS AND TECHNICIANS OF HISTORIC MONUMENTS, 2., 1964, Venice. Anais […]. Venice: ICOMOS, 1964. p. 1-4. Disponível em: https://www.icomos.org/charters/venice_e.pdf. Acesso em: 18 maio 2021.
INTERNATIONAL CHARTER FOR THE CONSERVATION AND RESTORATION OF MONUMENTS AND SITES. The norms of Quito: 1967. Icomos, Paris, 11 nov. 2011. Disponível em: https://www.icomos.org/en/resources/charters-and-texts/179-articles-en-rancais/ressources/ charters-and-standards/168-the-norms-of-quito. Acesso em: 18 maio 2021.
INTERNATIONAL COUNCIL ON MONUMENTS AND SITES. The burra charter: the Australia ICOMOS charter for places of cultural significance, 2013. Burwood: ICOMOS, 2013.
KÜHL, Beatriz Mugayar. Os restauradores e o pensamento de Camillo Boito sobre a restauração. In: BOITO, Camillo. Os restauradores. Cotia: Ateliê Editorial, 2002. p. 2-28.
KÜHL, Beatriz Mugayar. Cesare Brandi e a teoria da restauração. Pós – Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, São Paulo, n. 21, p. 197-211, 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43516. Acesso em: 1 abr.2021.
LLOYD, Ana Luisa Lima. O uso do aço em intervenções em edificações históricas: interfaces da arquitetura e da estrutura. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2006.
LOWENTHAL, David. Authenticities past and present. CRM – The Journal of Heritage Stewardship, Washington, DC, v. 5, n. 1, p. 6-17, 2008. Disponível em: https://www.nps.gov/crmjournal/winter2008/index.html. Acesso em: 18 jun. 2021.
MIRANDA, Marcos Paulo S.; ARAÚJO, Guilherme Maciel; ASKAR, Jorge Abdo (org.). Mestres e conselheiros: manual de atuação dos agentes do patrimônio cultural. Belo Horizonte: IEDS, 2009.
MORAES, Carolina Albuquerque. Intervenções metálicas em construções preexistentes: estudos de caso de interfaces. 2009. 166p. Dissertação (Mestrado em engenharia civil). Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Ouro Preto, OuroPreto. 2009.
MUÑOZ VIÑAS, Salvador. Teoría contemporánea de la restauración. Madrid: Síntesis, 2003. OLIVEIRA, Ana Beatriz Figueiredo; BIELER, Helena Esteves; SOUZA, Henor Artur. Abordagem de sistemas de construção industrializados estruturados em aço nos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo e engenharia civil no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2012, Juiz de Fora. Anais […]. Juiz de Fora: Entac, 2012.
OLIVEIRA, Ana Beatriz Figueiredo de. Inserção de sistemas construtivos industrializados de ciclo aberto estruturados em aço no mercado da construção civil residencial brasileira. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013. Disponível em: http://www.propec.ufop.br/uploads/propec_2016/teses/arquivos/tese200.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.
SANTOS, Roberto Eustaáquio dos; OLIVEIRA, Bernardo Jefferson de. A armação do concreto no Brasil: história da difusão da tecnologia do concreto armado. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 15, n. 16, p. 49-59, 2008. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/990. Acesso em: 12 abr. 2021.
SILVA, Geraldo Gomes da. Arquitetura do ferro do Brasil. 2. ed. São Paulo: Nobel, 1987.
TEOBALDO, Izabela Naves Coelho. Estudo do aço como objeto de reforço estrutural em edificações antigas. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Estruturas) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mônica Mendes de Oliveira Abreu, Tito Flávio Rodrigues de Aguiar , Cláudia Maria Arcipreste

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).