Planejar práticas educativas em museus de arte: quatro pontos de partida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v18i35p69-94

Palavras-chave:

Educação em museus, Planejamento de museus, Educação artística

Resumo

Estudar planejamento na educação diz respeito, em um primeiro momento, a uma tríade básica de relações que se apresenta já na transitividade relativa do verbo ensinar: quem ensina, ensina algo a alguém. Além disso, há os métodos: é por meio deles que os sujeitos se aproximam dos conteúdos. No presente artigo, proponho pensarmos nesses elementos como os qua-tro aspectos básicos dos quais se pode partir para construir uma prática educativa em um museu de arte. A partir desses componentes simples busco, ao longo do texto, deflagrar um panorama mais complexo, em que características específicas de cada ambiente cultural podem vir a compor os matizes da educação praticada. Desenvolvo tais ideias por meio de exemplos do campo das práticas educativas em museus de arte, obtidos através de levantamento de estado da arte desenvolvido durante pesquisa de douto-rado. Do ponto de vista metodológico, trata-se, assim, de uma pesquisa teórica com levantamento bibliográfico. A investigação se encontra na intersecção entre os campos da semiótica, da comunicação e da educação, tendo especial relevância para minha abordagem ao tema os autores Amálio Pinheiro, François Laplantine, Iuri Lotman, Jesús Martín-Barbero, Paulo Freire e Richard Sennett.

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Biografia do Autor

  • Ariane Alfonso Azambuja de Oliveira Salgado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

    Arte-educadora e museóloga. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Patrimônio e Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/FAP) e em Letras pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

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Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Salgado, A. A. A. de O. (2023). Planejar práticas educativas em museus de arte: quatro pontos de partida. Revista CPC, 18(35), 69-94. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v18i35p69-94