Seminário interno Acervos na USP: desafios na gestão e na preservação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v18i35p239-254Palavras-chave:
Patrimônio universitário, Acervos, PreservaçãoResumo
Este relato apresenta a primeira ação do Grupo de Trabalho Acervos USP e Conservação, criado em novembro de 2022 pela direção do Centro de Preservação Cultural da USP (CPC-USP) e pela direção da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM-USP) agregando duas redes de profissionais de acervo já atuantes na Universidade de São Paulo, que são a Rede de Conservação Preventiva de Acervos e a Rede USP de Profissionais de Museus e Acervos. A ação relatada aqui é o seminário interno Acervos na USP: desafios na gestão e preservação, realizado nos dias 18 e 19 de abril de 2023, nas dependências da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, campus Butantã, o qual reuniu profissionais das mais variadas unidades dos campi da Universidade que atuam diretamente com acervos, com o objetivo de compreender as condições atuais, entender as dificuldades e os pontos positivos e propor ações para a melhoria das condições de preservação e difusão do patrimônio cultural universitário.
Downloads
Referências
CENTRO DE PRESERVAÇÃO CULTURAL DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Guia de museus e acervos. São Paulo, maio de 2018. Disponível em: https://bitly.ws/T4Jn/. Acesso em: 20 jun. 2023.
SAIORON, Isabela; RAMOS, Flávia Regina Souza; SCHNEIDER, Dulcinéia Ghizoni; FERREIRA Darlisom Sousa. World Cafe desafios e métodos: investigação qualitativa e desafio cultural. v. 10. Out. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.36367/ntqr.10.2022.e513. Acesso em: 20 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cibele Monteiro da Silva, Flávia Andréa Machado Urzua, Ina Hergert, Isabela Ribeiro de Arruda, Juliana Bechara Saft, Miriam Della Posta de Azevedo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).