Teatro de grupo como patrimônio imaterial do município de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v18i36p272-280Palavras-chave:
Patrimônio imaterial, Teatro de grupo, Políticas de preservaçãoResumo
O Teatro de Grupo constitui hoje, na cidade de São Paulo, um componente fundamental da cultura local, um patrimônio imaterial reconhecido por meio do Registro como Forma de Expressão desde 2014, por parte do órgão municipal competente, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Município de São Paulo. Atualmente são mais de 200 coletivos organizados, autônomos e articulados entre si, atuantes nas mais variadas regiões do município. Para subsidiar a sua proteção como patrimônio imaterial foi elaborado um Plano de Salvaguarda que partiu da conceituação e da história dessas práticas culturais, realizou-se um amplo levantamento das atividades na cidade para, assim, propor medidas que garantam sua continuidade no tempo. O presente artigo apresenta as razões que levaram à elaboração do documento, a forma como foi realizado, destacando também a sua importância para o fortalecimento das políticas públicas de preservação do patrimônio cultural.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto nº 3.551, de 4 de agosto de 2000. Institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro, cria o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial e dá outras providências. Brasília, DF, 2000. Disponível em: https://tinyurl.com/3hx7ndh8. Acesso em: 29 nov. 2023.
CONSELHO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E AMBIENTAL DA CIDADE DE SÃO PAULO. Resolução n. 23/CONPRESP/2014. Diário Oficial da Cidade, São Paulo, ano 59, n. 192, p. 156, 14 out. 2014. Disponível em: https://tinyurl.com/yckxzrym. Acesso em: 29 nov. 2023.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Salvaguarda de bens registrados – Patrimônio cultural do Brasil: apoio e fomento. Brasília, DF: Iphan, 2017. (Patrimônio Cultural Imaterial: para saber mais, 2). Disponível em: https://tinyurl.com/9snrbbtx. Acesso em: 29 nov. 2023.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Termo de Referência para a Salvaguarda de Bens Registrados. Boletim Administrativo Eletrônico do IPHAN, n. 1093, Brasília, DF, 17 jul. 2015. Disponível em: https://tinyurl.com/yhcdzd6w. Acesso em: 29 nov. 2023.
SÃO PAULO (Município). Lei nº 14.406, de 21 de maio de 2007. Institui o Programa Permanente de Proteção e Conservação do Patrimônio Imaterial do Município de São Paulo. Diário Oficial da Cidade, ano 52, n. 92, p. 1, 22 maio 2007. Disponível em: https://tinyurl.com/8cs85h7k. Acesso em: 29 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Simone Scifoni, Caio Sérgio de Castro Armada Floret Franzolin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).