Patrimônio cultural: ações educativas no Centro Histórico de Iguape
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v18i36p250-271Palavras-chave:
Educação patrimonial, Cidades históricas, Extensão universitáriaResumo
O projeto Patrimônio cultural: ações educativas no Centro Histórico de Iguape, iniciativa do Centro de Preservação Cultural da USP – Casa de Dona Yayá, compreendeu ações de educação patrimonial com estudantes e professores das escolas públicas do Vale do Ribeira, sul do estado de São Paulo, região com o Índice de Desenvolvimento Humano menos desenvolvido do estado e um dos mais ricos acervos de patrimônio cultural. As atividades ocorreram em março de 2023 no município de Iguape, utilizando uma unidade móvel disponibilizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. O projeto recebeu 22 escolas públicas do Vale do Ribeira e agentes interessados em promover reflexões sobre o patrimônio cultural e a identificação social com os bens culturais de Iguape e região.
Downloads
Referências
EMICIDA. Cananéia, Iguape e Ilha Comprida. In: Amarelo. São Paulo: Laboratório Fantasma, 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/bddunxkh. Acesso em: 30 nov. 2023.
FRAZÃO, Marcia. O dia em que a pracinha sumiu. São Paulo: Cosac & Naify, 2015.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Dossiê da paisagem cultural do Vale do Ribeira. São Paulo: IPHAN/Superintendência Estadual, 2009.
NASCIMENTO, Flávia Brito do; SCIFONI, Simone. O tombamento de Iguape como patrimônio nacional: novas práticas e políticas de patrimônio nacional. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, v. 6, n. 1, p. 1-13, jan./mar. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marina Gazzoli Pio, Rodrigo Augusto das Neves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).