Editorial: a Revista CPC e os 20 anos do Centro de Preservação Cultural no Bixiga
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v19i38p5-6Resumo
A Revista CPC foi fundada 2005 como parte das atividades do Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo, sediado na Casa de Dona Yayá. Organizado como Comissão Assessora da Reitoria, ganhou status de Centro no começo dos anos 2000, quando efetiva a proposta de mudança para a casa no bairro do Bixiga, região central de São Paulo. Com nova sede e regimento, o centro ampliou a sua missão institucional para além da USP e seu patrimônio cultural. Com cursos, publicações, práticas de educação patrimonial com a comunidade, oficinas e seminários, o CPC USP consolidou-se ao longo destes mais de 20 anos como referência nacional para o patrimônio. As publicações sobre o patrimônio surgiram ainda na década de 1990 como possibilidades de divulgação científica e sistematização de dados institucionais. Numa era ainda sem internet, os títulos das coleções Cadernos CPC e Estudos CPC circularam amplamente. A Revista CPC foi criada em 2005 em meio digital na gestão da professora Ana Lanna neste primeiro momento de abertura da casa no Bixiga. A proposta de um periódico de carácter científico, indexado e revisto por
pares ganhou impulso, passando a receber artigos de maneira mais intensa na última década, quando se estabeleceu como um dos principais periódicos nacionais sobre o tema. A 38ª edição da Revista CPC marca, junto a outras iniciativas celebrativas realizadas em 2024, o papel do CPC USP na disseminação da produção científica nos temas da preservação em suas diversas possibilidades temáticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Flávia Brito do Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).