Discursos, representações e práticas numa história institucional: o museu Julio de Castilhos nos anos 1960-1980
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i16p62-100Palavras-chave:
Museu., História institucional, Ditadura civil-militar, Representações, Discursos.Resumo
O presente artigo apresenta resultados parciais da pesquisa realizada a respeito do Museu Julio de Castilhos, instituição museológica centenária, localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em determinado período. O artigo pretende demonstrar as influências sofridas nos discursos, nas representações e nas práticas dos cinco diretores que atuaram no Museu Julio de Castilhos de 1960 a 1980, denominada Ditadura Civil-Militar. O Museu Julio de Castilhos, por meio do patrimônio material incorporado e selecionado no período, pelo campo atuante, da instituição, como
significativo das identidades brasileira e rio-grandense, constituiu e divulgou uma imaginação museal no Rio Grande do Sul. Os acervos, enquanto patrimônios incorporados corresponderam ao entendimento de um modelo restrito de museu, num discurso erudito e numa interpretação tradicional de patrimônio, centrada em razão do estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).