Narrativas de papel, janelas virtuais, Goiás: suportes narrativos na representação da cidade patrimônio mundial
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i18p117-140Palavras-chave:
Patrimônio mundial, Representações sociais, WebsitesResumo
O objeto deste trabalho é a representação em website da cidade setecentista de Goiás-GO, registrada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2001. Considerando o site o mais novo suporte narrativo das cidades, este texto questiona como Goiás é representada nessa mídia, relativamente a dois suportes precedentes ao meio eletrônico: os livros e as revistas. Assim motivado, este estudo visa explorar os potenciais dos sites como os novos suportes narrativos de cidades, em especial as tombadas e as registradas pela (Unesco). Designando os livros e as revistas como narrativas de papel, e os sites como janelas virtuais, o trabalho se inicia por uma fundamentação que caracteriza esses três suportes narrativos. Após evidenciar os principais distintivos de cada um dos três, suas diferenças, afinidades e seus préstimos para a narrativa e a memória das cidades, prossegue pelo estudo empírico, enfocando Goiás. Para tanto, recorre ao referencial metodológico da Teoria das Representações Sociais e aos métodos analítico-descritivo e de análise do discurso. Com base nos resultados da análise empírica, conclui pela intertextualidade entre os suportes narrativos abordados e sugere outros desdobramentos teóricos e metodológicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).