Patrimônio cultural e memória social na Ilha de Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i18p4-28Palavras-chave:
Monumento, Patrimônio histórico, Memória socialResumo
Abordamos implicações na constituição do patrimônio cultural na Ilha de Moçambique, com especial atenção às contradições que esse patrimônio vem abrigando na delimitação de seu campo ideológico, simbólico e afetivo, bem como as distâncias entre as representações desse patrimônio para setores técnicos e a população da Ilha. O artigo apresenta o tema memória e patrimônio confrontado com entrevistas com habitantes da Ilha. Os resultados permitiram perceber que sua salvaguarda se depara com imensas dificuldades institucionais (inclusive na aproximação do plano internacional com o local), culturais e econômicas e com uma distância entre anseios e necessidades populares legítimas que, caso não seja revertida, acabará por comprometer o patrimônio material e imaterial de todos que partilham o lugar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).