O chão que continua
a arquitetura vernacular no SPHAN de Lúcio Costa e Luiz Saia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v13i25espp81-111Palavras-chave:
Arquitetura vernacular, Patrimônio arquitetônico, Arquitetura moderna - BrasilResumo
Este artigo busca mostrar como a arquitetura vernacular foi tratada como imagem ideal das aspirações dos arquitetos modernistas brasileiros. Eleita símbolo da síntese entre tradição e modernidade, tornou-se um ícone da visão modernista do passado arquitetônico brasileiro. Não obstante, foi também empregada como ferramenta metodológica para a reconstituição de aspectos pouco conhecidos da história das técnicas construtivas, corroborando até mesmo intervenções de restauro hoje controvertidas.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Referências
Downloads
Publicado
2018-09-21
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Andrade, F. (2018). O chão que continua: a arquitetura vernacular no SPHAN de Lúcio Costa e Luiz Saia. Revista CPC, 13(25esp), 81-111. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v13i25espp81-111





