Entrevista com Hiroto Yoshioka
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v19i38p330-347Palavras-chave:
Batalha da Maria Antonia, Ditadura, MemóriaResumo
Entrevista com Hiroto Yoshioka, concedida para os curadores Eduardo Augusto Costa e Deborah Regina Leal Neves para a exposição Batalha a preservar: Maria Antônia, 55 anos – fotografias de Hiroto Yoshioka, que ficou em cartaz no Centro Universitário Maria Antonia, da Universidade de São Paulo, entre 27 de outubro de 2023 e 31 de março de 2024. Nesta entrevista, Hiroto apresenta sua trajetória familiar até seu ingresso na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e destaca seu envolvimento político com movimento Ação Popular. Relata sua relação com a peça de teatro Morte e Vida Severina e o ingresso na Editora Abril, na revista Quatro Rodas. Detalha a produção das fotografias da Batalha da Maria Antônia, sua presença no ocorrido, a preservação da documentação, até a doação dos 47 slides para o Centro Universitário Maria Antônia.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Eduardo Augusto Costa, Deborah Regina Leal Neves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).





