"Ambiente de trabalho" e "Experiência operária": ferramentas teóricas para uma colaboração atípica e transformadora entre trabalhadores e especialistas da saúde
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.cpst.2024.229282Palavras-chave:
Oddone, Modelo operário, Psicologia do trabalhoResumo
O livro "Experiência operária, consciência de classe e psicologia do trabalho" foi utilizado por milhões de trabalhadores que se tornaram protagonistas da análise do seu trabalho, sem serem obrigados a recorrer a categorias especializadas externas que teriam fragmentado a sua experiência. Ao mesmo tempo, esse sistema permitiu que os especialistas (médicos, psicólogos, peritos em segurança etc.) descobrissem a enorme vantagem científica de conhecer o trabalho real e, portanto, de compreender os riscos e reduzir ou antecipar os danos que o trabalho implica efetivamente. Como Ivar Oddone gostava de dizer: para mudar, é preciso conhecer. E aqui, finalmente, conhecíamos, de forma estruturada e comparável, a nocividade, utilizando plenamente duas linguagens conjuntas. A linguagem histórica, idiográfica, dos trabalhadores que experimentam em primeira mão como os espaços, a luz, o ruído, a tecnologia e a organização se transformam em práticas de trabalho, e a linguagem analítica da comunidade científica, capaz de detectar e antecipar os riscos. A partir daí, desenvolveu-se uma colaboração nova e atípica entre trabalhadores e especialistas, transformando milhares de postos de trabalho.
Downloads
Referências
Oddone, I. (2016). Psicologia e organização da saúde. Revista Trabalho e Educação, 25 (2), 15-31.
Oddone, I., Marri, G., Gloria, S. Briante, G. Chiatella, M., & Re, A. (2020). Ambiente de trabalho: a luta dos trabalhadores pela saúde (2ª ed. rev. ampl.). Hucitec.
Oddone, I., Re, A., & Briante, G. (2022). Experiência operária, consciência de classe e psicologia do trabalho. Fabrefactum.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alessandra Re
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.