O sentido de vida e o estresse do professorado: um estudo correlacional

Autores

  • Joilson Pereira da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Bruno Figueiredo Damásio Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Suéllen Alencar Melo Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v12i1p111-122

Palavras-chave:

Estresse, Professores, Sentido de vida

Resumo

O presente estudo teve como principal objetivo realizar um levantamento acerca dos índices de estresse percebido entre professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da cidade de Campina Grande, PB, além de analisar como o estresse percebido correlaciona-se com os índices de sentido de vida. A amostra foi composta por 517 professores escolares das redes pública e particular, de ambos os sexos. Os resultados apontam que o índice de estresse percebido é relativamente alto, entretanto, é amplamente mediado pelos índices de sentido de vida. Conclui-se que a realização existencial é um aspecto que proporciona uma melhor adaptação ao cotidiano potencialmente estressor ao modificar a percepção do evento ou modificando as estratégias de enfrentamento, potencializando a saúde mental desses profissionais.

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Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

nd

Como Citar

O sentido de vida e o estresse do professorado: um estudo correlacional. (2009). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 12(1), 111-122. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v12i1p111-122