O sentido do trabalho para bombeiros pós-evento crítico

o caso da Boate Kiss

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v22i2p143-163

Palabras clave:

bombeiros, sentido do trabalho, evento crítico

Resumen

Atuando em eventos inesperados e tendo como missão a preservação da vida, a profissão de bombeiro merece destaque em estudos acadêmicos pelo envolvimento emocional e físico que a atividade exige. Este estudo qualitativo analisou o sentido do trabalho para 40 bombeiros envolvidos no evento crítico ocorrido na Boate Kiss (Santa Maria). Constatou-se que, para os entrevistados, o evento refletiu negativamente nas dimensões organizacional e social, alterando o sentido atribuído ao trabalho, especialmente, frente à precariedade da relação de trabalho, falta de aceitação moral e de reconhecimento social.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Manueli Tomasi, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Mestranda com Bolsa CAPES/PROSUC pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-2018). Graduação em Psicologia pela Faculdade Meridional - IMED (2013-2017). Participou como membro do Grupo de Pesquisa do CNPq Estudos Organizacionais Contemporâneo, como bolsista PROBITI/FAPERGS (2015-2017), vinculado ao PPG em Administração da Faculdade Meridional - IMED. Atualmente suas pesquisas e ações estão voltadas para as seguintes temáticas: processos de saúde e doença do trabalhador, saúde mental, sofrimento ético-político na dialética exclusão/inclusão frente às desigualdade sociais, estigma, subjetividades e contemporaneidade.

  • Shalimar Gallon, Faculdade Meridional

    Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e mestrado (2011) e doutorado (2015) em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período de doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa (Portugal) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). Atualmente é professora e pesquisadora da Pós- Graduação em Administração na área de Estudos Organizacionais Contemporâneos na Business School da IMED. Tem interesse pelo tema de Gestão de Pessoas; Gestão de Pessoas Estratégica; Gestão de Pessoas Internacional; Expatriação; Internacionalização; Estratégia de Internacionalização; Carreira; Diversidade nas Organizações; Gênero; Sentido do Trabalho; e Métodos Qualitativos. Já participou de cinco projetos de pesquisa, sendo o atual em Gestão Estratégica de Pessoas; e Gestão de Pessoas Estratégica no Contexto Internacional, sendo esse último financiado pelo CNPq.

  • Jandir Pauli, Faculdade Meridional

    Graduação em Filosofia (UPF), Mestrado em Sociologia (UFRGS), Doutorado em Sociologia (UFRGS), com estágio doutoral na Université Paris IV-Sorbonne e Pós-doutorado em Sociologia Econômica (Université Paris IV-Sorbonne. Desde 2006 é Professor Titular IV na Faculdade Meridional (IMED) com atividades na graduação, lato sensu e no programa de pós-graduação stricto sensu em Administração da Imed Business School. Como pesquisador, atua nos grupos de pesquisa CNPq: "Estudos Organizacionais Contemporâneos" (PPGA-IMED) e no "Grupo de Estudos em Redes Organizacionais, Sociais e Sustentabilidade" (PPGA-UEL). Em suas pesquisas desenvolve temas relacionados ao comportamento organizacional, sociologia do trabalho, cooperativismo e sociologia econômica.

  • Roseane Carvalho, Faculdade Meridional

    Graduação em Psicologia.

Referencias

Publicado

2019-12-20

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

Tomasi, M., Gallon, S., Pauli, J., & Carvalho, R. (2019). O sentido do trabalho para bombeiros pós-evento crítico: o caso da Boate Kiss. Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 22(2), 143-163. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v22i2p143-163