Autoria em regeneração: Barthes e o potencial da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i30p253-268Palavras-chave:
Roland Barthes, Autoria, Ontologia da linguagem, Subjetividade, Gesto autoral, ÉticaResumo
Este artigo pretende investigar uma ética do “autorar” em Barthes, revisitando a questão da autoria através da narrativa do que se faz com a linguagem, para além de ler e escrever. O texto busca ler um Barthes autor como referência fundamental para pensar a regeneração do papel do autor na contemporaneidade. Nesse sentido, focam-se alguns fazeres narrados por Barthes como pesquisador, professor e escritor em suas produções textuais, para refletir sobre o potencial da linguagem em sua ética autoral.Downloads
Referências
AGAMBEN, G. “O autor como gesto”. In: AGAMBEN, G. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007. p. 49-57.
ALMEIDA, L.P. A função-autor: examinando o papel do nome do autor na trama discursiva. Fractal, Rev. Psicol. 20 (1), jun. 2008. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/fractal/a/pNgGpjbvxBVB5Q98pnXgCnm/?lang=pt> Acesso em: jun. 21.
BUENO, I. C.; FONTANARI, R. Roland Barthes: o estado Adâmico da linguagem. Tríade: Comunicação, Cultura E Mídia, 4(8). 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.22484/2318-5694.2016v4n8p95-116>. Acesso em: jun. 21.
CANALLI, W. M.; SILVA, R. P.; CANALLI, T. L. M. Direitos autorais: uma breve história. s.d. p. 1-7. Disponível em: <http://www.hcte.ufrj.br/downloads/sh/sh5/trabalhos%20orais%20completos/trabalho_046.pdf> Acesso em: fev. 21
CANDIDO, A. Discurso para os formandos USP Letras 2008. Publicado em 7 fev. 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bonUMnPNXnw>. Acesso em jan. 2020.
BARTHES, R. [1966]. O rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BARTHES, R. [1973-1974]. “Au Séminaire”. In: BARTHES, R. Le lexique de l’auteur. Paris: Seuil, 2010. pp.45-86.
BARTHES, R. [1971]. Sade, Fourier, Loyola. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BARTHES, R. [1977]. “Fragments d’un discours amoureux”. In: BARTHES, R. Oeuvres completes. Tome V. Coord. Éric Marty. Paris: Seuil, 2002. p. 25-298.
BARTHES, R. Novos ensaios críticos seguidos de O grau Zero da escritura. Tradução de Heloysa de Lima Dantas, Anne Arnichand, Álvaro Lorencini. São Paulo: Cultrix, 1993. BARTHES, R. Aula. Trad. e posfácio “Lição de Casa”, de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1992.
ECHEVERRÍA, R. Ontología del Lenguaje. Santiago: J. C. Sáez Editor, 2003.
ESPINOSA, B. [1677]. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
FOUCAULT, M. Michel Foucault à propôs de l’école. [Entrevista concedida a] Jacques Chancel. Radioscopie (Philosophes): Jacques Chancel reçoit Michel Foucault, 10 de abril de 1975, 6’21”. Publicado em 5 set. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VjsHyppHiZM>. Acesso em: fev. 2020.
FOUCAULT, M. “O que é um autor?”. In: FOUCAULT, M. Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. (Ditos e Escritos, Vol. III). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
MATURANA, H. A Ontologia da Realidade. Cristina Magro, Miriam Graciano e Nelson Vaz (orgs.) Belo Horizonte: UFMG, 2014.
PINO, C. Roland Barthes: da pesquisa à sala de aula. Set-Dez, 2020. PowerPoint e Notas de Aula, 2020.
TODOROV, T. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. 3. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.
WILLEMART, P. Os processos de criação – na escritura, na arte e na psicanálise. São Paulo: Perspectiva, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Carolina Augusto Messias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).