Una mirada desde la alcantarilla: uma versão vocal do poema homônimo de Alejandra Pizarnik
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i31p32-50Palavras-chave:
Alejandra Pizarnik, Duplo literário, Exploração vocal, Performatividade vocal, Máquina performática, CorporalidadeResumo
Este artigo discorre sobre a peça Una mirada desde la alcantarilla, uma peça vocal criada a partir da leitura do poema homônimo da escritora argentina Alejandra Pizarnik (1936-1972) e apresentada como parte do terceiro capítulo “A voz como prática” na minha dissertação de mestrado. Este trabalho dá ênfase ao conhecimento da voz como um processo expandido de criação e aborda a leitura e a pesquisa vocal pela ótica da performance e da performatividade, valorizando a poesia como ponto de partida para a composição musical e realizando paralelos entre a noção de duplo como estratégia literária e o duplo como desdobramento do eu durante a exploração vocal. A escrita nômade de Pizarnik e a sua visão do corpo como um umbral (entre tipos de corporalidades diferentes) direcionam a pesquisa de sonoridades para a alternância de tipos de emissão vocal e ao mesmo tempo para a valorização de transições sutis entre vocalidades.
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