Gal, a fatal: o tropicalismo musical e o gesto interpretativo de Gal Costa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i31p65-80Palavras-chave:
Música Popular Brasileira, Tropicalismo Musical, Gal Costa, Corporalidade, AutoralidadeResumo
Este artigo apresenta um novo recorte dos fatos relacionados ao movimento tropicalista, a fim de refletir sobre o papel de Gal Costa na história do tema e sobre os sentidos de seu canto para a crítica musical brasileira. Faz-se isso por meio de uma pesquisa que foi empreendida em entrevistas dessa artista em jornais de grande circulação, além de documentários e programas de televisão. Ao longo do artigo, a história oficial desse movimento de vanguarda e a tradição crítica que pensou o tema foram indagadas, com o objetivo de melhor compreender o lugar ocupado por Gal nos debates que envolvem o tropicalismo musical. Não só isso, reflete-se sobre conceitos como autoralidade, composição, a corporalidade empregada como discurso cênico, entre outros tópicos que residem nas interseções entre música e literatura.
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Referências
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