O encontro com as literaturas africanas no ensino-aprendizagem da teoria da literatura: experiências em diálogo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i40p%25pPalavras-chave:
literaturas africanas, teoria da literatura, relato de experiência, ensino-aprendizadoResumo
Este artigo resulta de um conjunto de reflexões em torno do ensino de Teoria da Literatura na universidade pública mediante a leitura de Literaturas Africanas. O ponto de partida foi o envio de um e-mail, feito por uma professora do ensino superior, a um grupo de ex-alunos, dos quais obteve resposta de sete dos vinte e um contatados. Com base nos depoimentos recebidos, escritos por alunos de diferentes épocas de ingresso, o artigo foi sendo construído a várias mãos, possibilitando a articulação de um texto experimental, em que há ao mesmo tempo o aspecto pessoal do relato memorialista e o teor crítico da reflexão acadêmica. Nesse sentido, os pontos mais recorrentes dentre os relatos foram: a constatação do predomínio de um currículo eurocêntrico na área de Letras, em desacordo com a lei 10.639/03; o caráter dialógico das aulas, permitindo a troca de conhecimento; e a mudança gradual do repertório de leitura das disciplinas de Teoria Literária operada pela incorporação de autores africanos e afrodiaspóricos nas ementas da professora. Com este texto, pretende-se colaborar com o debate em torno da inclusão e análise de textos literários oriundos de literaturas contra-hegemônicas como as africanas, sem que, para isso, adote-se uma atitude hierarquizante.
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Referências
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