O encontro com as literaturas africanas no ensino-aprendizagem da teoria da literatura: experiências em diálogo

Autores

  • Rodrigo Cardoso
  • Thais Carvalho Azevedo
  • Juliana Alvernaz
  • Louise Furtado de Souza
  • Mayara Simonassi
  • Luan Sabino Siqueira
  • Anita Martins Rodrigues de Moraes
  • Marina Campos Brito

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i40p%25p

Palavras-chave:

literaturas africanas, teoria da literatura, relato de experiência, ensino-aprendizado

Resumo

Este artigo resulta de um conjunto de reflexões em torno do ensino de Teoria da Literatura na universidade pública mediante a leitura de Literaturas Africanas. O ponto de partida foi o envio de um e-mail, feito por uma professora do ensino superior, a um grupo de ex-alunos, dos quais obteve resposta de sete dos vinte e um contatados. Com base nos depoimentos recebidos, escritos por alunos de diferentes épocas de ingresso, o artigo foi sendo construído a várias mãos, possibilitando a articulação de um texto experimental, em que há ao mesmo tempo o aspecto pessoal do relato memorialista e o teor crítico da reflexão acadêmica. Nesse sentido, os pontos mais recorrentes dentre os relatos foram: a constatação do predomínio de um currículo eurocêntrico na área de Letras, em desacordo com a lei 10.639/03; o caráter dialógico das aulas, permitindo a troca de conhecimento; e a mudança gradual do repertório de leitura das disciplinas de Teoria Literária operada pela incorporação de autores africanos e afrodiaspóricos nas ementas da professora. Com este texto, pretende-se colaborar com o debate em torno da inclusão e análise de textos literários oriundos de literaturas contra-hegemônicas como as africanas, sem que, para isso, adote-se uma atitude hierarquizante.

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Referências

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’, e dá outras providências. Diário Oficial da União , Brasília , 10 jan. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em 26 de set. de 2024.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 ago. 2012. Seção 1, p. 1.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectiva, 2016.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Cardoso, R., Azevedo, T. . C. ., Alvernaz, J., Souza, L. F. de ., Simonassi, M. ., Siqueira , L. S. ., Moraes, A. M. R. de ., & Brito , M. C. . (2024). O encontro com as literaturas africanas no ensino-aprendizagem da teoria da literatura: experiências em diálogo. Revista Criação & Crítica, 40, 216-236. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i40p%p