Ir à noite da linguagem: ensino noturno & literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i40p%25p

Palavras-chave:

Ensino Noturno, Literatura, Walt Whitman, Jacques Rancière

Resumo

Este curto ensaio se dedica a refletir sobre o ensino de literatura no período noturno, em salas de aula atravessadas pelo tempo do trabalho e pela escassez do tempo de leitura extraclasse. A partir de algumas leituras realizadas coletivamente, penso sobre a produtividade de se pensar o trabalho em sala de aula e nas suas irrupções inesperadas. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana Ruggieri, Universidade Federal do Ceará

    Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo. Professora de Teoria Literária na Universidade Federal do Ceará.

Referências

LORDE, Audre. Irmã Outsider. Trad. Stephanie Borges. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

RANCIÈRE, Jacques. As margens da ficção. Trad. Fernando Scheibe. São Paulo: Editora 34, 2019.

RANCIÈRE, Jacques. La noche de los proletarios: archivos del sueño obrero. Trad. Enrique Biondini et al. Buenos Aires: Tinta Limón, 2010.

WHITMAN, Walt. As folhas da relva. Trad. Rodrigo Garcia Lopes. 2ª edição (revista e ampliada). São Paulo: Iluminuras, 2021.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Ruggieri, M. (2024). Ir à noite da linguagem: ensino noturno & literatura. Revista Criação & Crítica, 40, 123-131. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i40p%p