Literatura grega antiga e temas controversos na prática docente universitária
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i40p%25pPalavras-chave:
Ensino universitário, literatura greco-romana, tópicos sensíveis, estudos clássicosResumo
No contexto universitário, a inserção de temas transversais nas ementas das disciplinas de literaturas clássicas - grega e romana – possibilitou a ampliação, em sala de aula, do debate de tópicos controversos ou sensíveis que, quando aprofundados, podem contribuir para a formação de leitores críticos e cidadãos conscientes dos problemas da sociedade brasileira. Desenvolvemos a análise da nossa prática docente sob a perspectiva que Yun Lee Too (1998), em Power and Pedagogy: Rhetorical of Classical learning, delineia em sua reflexão acerca do papel dos estudos clássicos na educação contemporânea, quando considera que “a área de clássicas pode ser deslocada de sua posição como um assunto de ‘elite’ que exclui vários grupos (mulheres, minorias, estudantes mais velhos), e ser restabelecida como uma disciplina mais democrática e plural que pode ajudar a fortalecer grupos menos empoderados.” (TOO, 1998, p. 15). Sob essa divisa, conduzimos esta averiguação, com base em experiências em sala de aula, sobre a abordagem de temas que, até então, eram naturalizados, a fim de darmos visibilidade a formas de violências, preconceitos e tabus que ainda estão presentes em nossa sociedade, ensejando, assim, uma releitura dos mitos que priorize a formação cidadã das novas gerações.
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