O corpo em sala/ o corpo em cena
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i40p%25pPalavras-chave:
aula, cena, corpo, Roland BarthesResumo
Partindo de dois textos de Roland Barthes sobre a aula – a palestra inaugural do Collège de France e “Escritores, intelectuais, professores” – em que aparece a palavra paisible (com traduções diferentes por Leyla Perrone-Moisés e Mario Laranjeira, tradutores desses respectivos textos, como "calmo" e "pacífico"), indagam-se alguns momentos em que a calma é perturbada em sala, quando o corpo entra em cena. Explora-se a questão a partir de alguns exemplos da literatura, do teatro e do cinema – como a peça Conselho de classe, de Jô Bilac, o filme Entre les murs, de Laurent Candet, e o conto “A carta à Fundação”, de Lydia Davis – e da nossa própria cena de aula, enquanto professora há 15 anos da Universidade Federal de São Paulo.
Downloads
Referências
Barthes, Roland. “Escritores, intelectuais e professores” e “Au séminaire”. O rumor da língua. Tradução de Mario Laranjeira. São Paulo: Brasiliense, 1988. pp. 313-342.
Barthes, Roland. Aula. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2013.
Bilac, Jô. Conselho de classe. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
Davis, Lydia. Nem vem. Tradução de Branca Vianna. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
hooks, bell. “Pedagogia engajada” e “Eros, erotismo e processo pedagógico”. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017, pp. 25-36/ pp. 253-264.
Kamenszain, Tamara. Garotas em tempos suspensos. Tradução de Paloma Vidal. São Paulo: Lunaparque/ Fósforo, 2022.
Lorde, Audre. “Uma entrevista: Audre Lorde e Adrienne Rich”. Irmã outsider. Tradução de Stephanie Borges. Belo Horizonte: Autêntica, 2020, pp. 101-134.
Rancière, Jacques. “Atualidade de O mestre ignorante”. Entrevista com Patrice Vermeren, Laurence Cornu e Andrea Benvenuto. Tradução de Lilian do Vale. Revista Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 82, abril 2003, pp. 185-202.
Rancière, Jacques. O mestre ignorante. Cinco lições sobre emancipação intelectual. Tradução Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
Tellas, Vivi. Biodrama. Proyecto Archivos. Seis documentales escénicos. Compilação e coordenação: Pamela Brownell e Paola Hernández. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).