A professora e a leitora: as mulheres como indutoras da escrita

Autores

  • Gisela Bergonzoni Universidade de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i40p%25p

Palavras-chave:

Ricardo Piglia, J. M. Coetzee, Franz Kafka, Diários, Mulheres na literatura, Ensino de literatura

Resumo

Ao longo dos Diários de Emilio Renzi, Ricardo Piglia menciona várias mulheres que tiveram um papel central em seus inícios como escritor: a professora do Fundamental, a colega do Ensino Médio, a mãe. As mulheres ensinam os escritores também através da sua leitura, como Felice Bauer idealizada por Franz Kafka em seus diários e cartas, ou como Anya, a datilógrafa de um romance híbrido de J. M. Coetzee. Após examinar as escritas do eu em Piglia, Kafka e Coetzee em sala de aula, a figuras femininas indutoras e receptoras da escrita de autores homens se voltaram a mim como um espelho estranho. Proponho, neste texto, uma reflexão sobre como se constroem as figurações da mulher-professora e mulher-leitora em diferentes obras contemporâneas, concluindo com o relato de uma experiência de um curso de graduação em que os alunos escreveram um diário como trabalho final.

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Biografia do Autor

  • Gisela Bergonzoni, Universidade de Campinas

    Professora doutora do Departamento de Teoria Literária do IEL (Instituto de Estudos da Linguagem), Unicamp. Doutora em Literatura comparada pela Universidade Rennes 2 (França), com bolsa CAPES-Doutorado pleno no exterior. Foi pesquisadora de pós-doutorado na Unicamp em 2021 e entre 2018 e 2020, com bolsas da CAPES. Foi professora substituta de Literatura comparada na Universidade Paris - Nanterre entre 2013 e 2014. Foi professora convidada da Pós-Graduação em Escrita Criativa da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em 2018 e 2019. Fez mestrado em Letras, com bolsa da União Europeia, pelo programa Erasmus Mundus - Cultures Littéraires Européennes, nas universidades de Estrasburgo (França) e de Bolonha (Itália). É bacharel em Letras, com habilitação em francês (USP), e em Jornalismo (Cásper Líbero). Trabalhou como jornalista nas áreas de cultura e sociedade (Época, Harpers Bazaar) e como redatora de imprensa internacional (Kantar Media, Paris). Entre 2021 e 2023, lecionou Francês, Português e Theory of Knowledge na escola britânica de São Paulo, St. Pauls School. 

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Bergonzoni, G. (2024). A professora e a leitora: as mulheres como indutoras da escrita. Revista Criação & Crítica, 40, 35-54. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i40p%p