A professora e a leitora: as mulheres como indutoras da escrita
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i40p%25pPalavras-chave:
Ricardo Piglia, J. M. Coetzee, Franz Kafka, Diários, Mulheres na literatura, Ensino de literaturaResumo
Ao longo dos Diários de Emilio Renzi, Ricardo Piglia menciona várias mulheres que tiveram um papel central em seus inícios como escritor: a professora do Fundamental, a colega do Ensino Médio, a mãe. As mulheres ensinam os escritores também através da sua leitura, como Felice Bauer idealizada por Franz Kafka em seus diários e cartas, ou como Anya, a datilógrafa de um romance híbrido de J. M. Coetzee. Após examinar as escritas do eu em Piglia, Kafka e Coetzee em sala de aula, a figuras femininas indutoras e receptoras da escrita de autores homens se voltaram a mim como um espelho estranho. Proponho, neste texto, uma reflexão sobre como se constroem as figurações da mulher-professora e mulher-leitora em diferentes obras contemporâneas, concluindo com o relato de uma experiência de um curso de graduação em que os alunos escreveram um diário como trabalho final.
Downloads
Referências
ABBOTT, H. Potter. “Time, narrative, life, death and text-type distinctions: the example of Coetzee’s Diary of a bad year”. Columbus, Ohio: Narrative, vol. 19, p.187-200, 2011.
BERGONZONI, Gisela. “Nos rastros de uma moeda grega: sobre Los diarios de Emilio Renzi”. Campinas: Remate de Males, v.39, n. 2, p. 610-626, 2019.
COETZEE, J.M. Diary of a bad year. Londres: Vintage Books, 2007.
COETZEE, J.M. Diário de um ano ruim. Trad. José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
KAFKA, Franz. Diários: 1909-1923. Trad. Sergio Tellaroli. São Paulo: Todavia, 2021.
LEJEUNE, Philippe. “Le journal comme « antifiction »”. Paris: Poétique, n° 149, 2007/1, p.3-14.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. 2ª ed. Trad. Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014.
PIGLIA, Ricardo. O último leitor. Trad. Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
PIGLIA, Ricardo. Os diários de Emilio Renzi. t. I: Anos de formação (2015). Trad. Sérgio Molina. São Paulo: Todavia, 2017.
PIGLIA, Ricardo. Los diarios de Emilio Renzi, t. II: Los años felices. Barcelona: Anagrama, 2016.
PIGLIA, Ricardo. Os diários de Emilio Renzi, t. II: Os anos felizes. Trad. Sérgio Molina. São Paulo: Todavia, 2019.
PIGLIA, Ricardo. Os diários de Emilio Renzi, t. III: Um dia na vida (2017). Trad. Sérgio Molina. São Paulo: Todavia, 2021.
ROCES, Mina. “Coetzee and the Filipino Woman”. Bloomington, Indiana: Journal of Modern Literature, v. 46, n. 2, 2023, p.114-126.
SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente (1978). São Paulo: Companhia de Bolso, 2007.
SCHWARTZ, Adriano. “A tendência autobiográfica do romance contemporâneo: Coetzee, Roth e Piglia”. São Paulo: Novos Estudos (Cebrap), v. 95, p. 82-97, março de 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).