Fragmentos de um método: Experiências a partir da didática de Roland Barthes

Autores

  • Claudia Amigo Pino Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i40p%25p

Palavras-chave:

Roland Barthes, Didática da literatura, Seminários, Arquivos Literários

Resumo

Este artigo pretende, em primeiro lugar, estabelecer alguns elementos do método didático de Roland Barthes em seus seminários na École de Hautes Études em Sciences Sociales, onde ele foi diretor de Estudos de 1962 a 1977. Para isso, partimos de seus textos sobre didática (como Aula e “Au séminaire”), para depois entrarmos na discussão de suas bases teóricas (Benveniste, Nietzsche e Bataille) e na descrição de uma pesquisa documental das anotações para os seminários de “A tese e a pesquisa” (1972-1973), “O léxico do autor” (1973-1974) e “O discurso amoroso” (1974-1976).  Em seguida, relatamos duas experiências de aplicação desse método no curso de Letras da Universidade de São Paulo, nas disciplinas “Romance francês 2” (2018) e “Narrativa francesa” (2022). 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Claudia Amigo Pino, Universidade de São Paulo

    <br data-mce-bogus="1">

Referências

BARTHES, R. Les problèmes de la thèse et de la recherche – La notion de modernité – Analyse de “Rapport sur um cas de paranoïa allant à l’encontre de la théorie psychanalytique. IN: BARTHES, R. Oeuvres Complètes. T. IV. Paris: Seuil, 2002a.p. 463-464

BARTHES, R. Roland Barthes par Roland Barthes. IN: BARTHES, R. Oeuvres Complètes. T. IV. Paris: Seuil, 2002b. p. 575-771

BARTHES, R. La chambre claire. IN: BARTHES, R. Oeuvres Complètes. T. IV. Paris: Seuil, 2002c. p. 785-891

BARTHES, R. La préparation du roman I et II. Cours et séminaires au Collège de France (1978-1979 et 1979-1980). Paris: Seuil/IMEC, 2003.

BARTHES, R. Fragmentos de um discurso amoroso. Trad. Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Martins Fontes Selo Martins, 2003.

BARTHES, R. Le discours amoureux. Séminaire à l’École pratique des hautes études 1974-1976. Paris: Seuil, 2007.

BARTHES, R. Le lexique de l’auteur. Séminaire à l’École pratique des hautes études 1973-1974. Paris: Seuil, 2010.

BARTHES, R. La préparation du roman. Cours au Collège de France 1978-79 et 1979-80. Paris: Seuil, 2015.

BARTHES, R. Au séminaire. In: BARTHES, R. O rumor da língua. Trad.: Mário Laranjeira. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012a. p. 412-424.

BARTHES, R. A morte do autor. In: BARTHES, R. O rumor da língua. Trad.: Mário Laranjeira. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012b. p. 57-64.

BARTHES, R. As saídas do texto. In: BARTHES, R. O rumor da língua. Trad.: Mário Laranjeira. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012c. p. 300-314.

BARTHES, R. Aula. Trad.: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2004.

DELEUZE, G. Nietzsche et la philosophie. Paris: Presses Universitaires de France, 1962.

DERRIDA, J. L’écriture, le signe et le jeu dans le disocurs des sciences humaines. IN: DERRIDA, J. L’écriture et la différence. Paris: Seuil, 1967.

FREUD, S. Comunicação de um caso que contradiz a teoria psicanalítica. IN: FREUD, S. Obras completas. v. 12. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 145-155.

PINO, C. Roland Barthes: a aventura do romance. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2015.

PINO, C. Apprendre et désapprendre: Les séminaires de Roland Barthes 1962-1973. Louvain-la-Neuve: Academia, 2022.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Pino, C. A. (2024). Fragmentos de um método: Experiências a partir da didática de Roland Barthes. Revista Criação & Crítica, 40, 68-87. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i40p%p