Fragmentos de um método: Experiências a partir da didática de Roland Barthes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i40p%25pPalavras-chave:
Roland Barthes, Didática da literatura, Seminários, Arquivos LiteráriosResumo
Este artigo pretende, em primeiro lugar, estabelecer alguns elementos do método didático de Roland Barthes em seus seminários na École de Hautes Études em Sciences Sociales, onde ele foi diretor de Estudos de 1962 a 1977. Para isso, partimos de seus textos sobre didática (como Aula e “Au séminaire”), para depois entrarmos na discussão de suas bases teóricas (Benveniste, Nietzsche e Bataille) e na descrição de uma pesquisa documental das anotações para os seminários de “A tese e a pesquisa” (1972-1973), “O léxico do autor” (1973-1974) e “O discurso amoroso” (1974-1976). Em seguida, relatamos duas experiências de aplicação desse método no curso de Letras da Universidade de São Paulo, nas disciplinas “Romance francês 2” (2018) e “Narrativa francesa” (2022).
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